Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Os cantores Zé Felipe, Elba Ramalho e Léo Santana vestem roupas com bordados produzidas pela marca potiguar Depedro
ASN RN Atualização
Compartilhe
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – Os bordados estão cada vez mais pop e em alta no universo da moda. As tipologias produzidas por grupos artesanais da região do Seridó, no Rio Grande do Norte, inspiram estilistas e encantam celebridades e personalidades brasileiras. As peças confeccionadas pelas bordadeiras da cidade de Timbaúba dos Batistas, que fica a 304 quilômetros de Natal, roubaram a cena, durante a cerimônia de casamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Rosângela Silva, a Janja. Tanto o vestido da noiva, quanto as lembranças oferecidas aos convidados, tinham o traço, o talento e a criatividade dos artesãos potiguares. Porém, tempos antes, muitos famosos e celebridades, como Preta Gil, Isis Valverde, Elba Ramalho, Léo Santana e o cantor Zé Felipe, já haviam exibido roupas criadas a partir dos bordados que carregam a ancestralidade, identidade e DNA potiguar.

Cantores como Zé Felipe, Elba Ramalho e Léo Santana, vestem roupas com bordados da mar potiguar Depedro

Uma das pessoas que colaboraram com a inserção dos Bordados do Seridó em um dos casamentos mais comentados neste ano no país foi a estilista Helô Rocha, que já idealizou um vestido até para a cantora internacional Selena Gomez usar no clipe da música ‘Rare’, lançado em 2020. Ela já tem uma parceria de mais de sete anos com o grupo de bordadeiras de Timbaúba dos Batistas e ficou encarregado de confeccionar o vestido de noiva de Janja com a tipologia, que veio da Ilha da Madeira, em Portugal, ainda no século19, e foi abraçada pelos artesãos seridoenses, virando referência no país e no exterior.

Indicação Geográfica

Um dos marcos desta estratégia das associações e cooperativas de bordadeiras, com ajuda do Sebrae, foi a conquista do selo de Indicação Geográfica (IG) de Procedência para os Bordados de Caicó, que foi concedido em 2020 pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e cujo processo de obtenção do título foi viabilizado pelo Sebrae e governo estadual.

“Com a conquista do selo de indicação geográfica, tivemos mais visibilidade para o nosso bordado. É tanto que o nosso grupo de artesãs produziu o vestido de noiva de Janja e as lembranças. O que prova o compromisso de que nossas bordadeiras, e isso foi aprendizado repassado pelo Sebrae e Programa do Artesanato Potiguar”, diz a secretária de Cultura, Lazer, Turismo, Desenvolvimento Econômico e Artesanato do município, Salmira Torres, que também é artesã.

Segundo ela, o apoio e suporte do Sebrae foram determinantes para o avanço da atividade, sobretudo pelas capacitações ofertadas anos após ano, com noções de gestão e de melhoria do processo produtivo. “Hoje, temos cuidado no pós-venda, acabamento fino das peças e prazo de entrega em tempo hábil. Ensinamentos repassados em anos de capacitações e acompanhamento. O Sebrae é um grande parceiro do artesanato e da nossa associação de bordadeiras de Timbaúba dos Batistas desde 1984. Absorvemos esse empoderamento de conhecimento, que foi transferido para todas as artesãs”, reconhece Salmira Torres.

Os beneficiados com esse trabalho de capacitação, articulação institucional e capacitação reconhecem a importância das ações para a valorização e desenvolvimento dessa cadeia produtiva. Com o projeto icônico Natal Pensando Moda, empresas de moda e artesãos tiveram a oportunidade de receber conhecimento do processo criativo para desenvolvimento de peças com o renomado estilista mineiro Ronaldo Fraga.

ASN Rio Grande do Norte - Agência Sebrae de Notícias
O Sebrae atua para que o artesanato potiguar ganhe mais projeção. Uma das ações foi a exposição Bordados de Caicó, que encantou o público carioca e agora está montada em Natal

Com o tema ‘O Céu de Luar do Sertão’, Helô Rocha confiou à Cooperativa das Mãos Artesanais de Timbaúba dos Batistas (Comart), que agrega 22 artesãs bordadeiras, a missão de bordar o vestido de noiva, o bastidor das alianças e as 120 lembranças da cerimônia do terceiro matrimônio do ex-presidente com a socióloga. O resultado surpreendeu convidados e o país, na noite do último dia 18, pela beleza e delicadeza das peças.

“Começamos a elaboração do vestido pela referência da noiva com o Luar do Sertão. Bordamos as fases da lua, o céu estrelado, a fauna e a flora do Nordeste”, conta Valdineide Dantas dos Santos, conhecida pelos locais como ‘Patinha’, que está à frente da cooperativa. Palma, mandacaru e coroa de frade são alguns dos elementos representativos da flora nordestina na roupa, pensada pela estilista e confeccionada por oito artesãs da cooperativa. Todo o trabalho levou cerca de um mês e meio para ficar pronto.

Essa não foi a primeira vez que Helô Rocha, que é irmã da cantora potiguar Roberta Sá, utiliza o grupo para desenvolver peças com bordados para vestir famosos, incluindo a própria irmã. Os traçados das bordadeiras já estiveram presentes em vestidos feitos para vários artistas, como a cantora Iza, entre outros. A confiança vem pela tradição e tudo que essa tipologia representa para a cadeia produtiva do artesanato potiguar, além da qualidade e acabamento do que é produzido no Rio Grande do Norte.

Estilista potiguar leva a ancestralidade do sertão para a moda

Outro responsável por exibir essas minuciosidades do bordado em roupas de famosos é o estilista potiguar Marcus Figueiredo. Há quatro anos, ele criou a marca Depedro, cuja produção carrega a filosofia resgate da identidade do sertão e valorização da cultura e tradições do Nordeste. As peças são baseadas naquilo que é feito à mão e na ancestralidade do sertão, sobretudo do Seridó, onde a grife surgiu.

A Depedro faz uso de tipologias que estavam sendo esquecidas, por serem técnicas que passam de geração para geração, como a renascença, richelieu, crochê e demais bordados típicos da região. Todo esse conceito logo chamou a atenção de famosos, com produções feitas sob demanda.

A empresa de moda do estilista Marcus Figueiredo, assim como centenas de grupos produtores, é um das atendidas pelos Sebrae, que faz essa conexão com as cadeias produtivas afins. Os cantores Léo Santana, Zé Felipe e Elba Ramalho se encantaram com as peças, vestiram-se de bordados e manualidade e os exibiram para o Brasil inteiro ver e se apaixonar.

“Me sinto muito feliz e orgulhoso de estar levando as artesanias e culturas do nosso estado do Rio Grande do Norte para o Brasil e o mundo.” Na verdade, é uma forma de reconhecimento para os nossos artesãos e designers que durante muito tempo foram esquecidos no mercado da moda nacional”.

Novas conexões e mais resultados

O Sebrae atua para que o artesanato potiguar ganhe mais projeção e, para isso, a articulação com projetos de outras instituições tem sido fundamental. Com o governo do estado, por meio do Programa do Artesanato Potiguar, viabiliza acesso a mercados, participação em eventos e feiras do setor, como a Feira Internacional de Artesanato (Fiart), que ocorre em Natal, além de cursos técnicos, seminários e consultorias específicas.

No ano passado, a instituição realizou ações de capacitação para as artesãs, por meio do projeto em parceria com o Instituto Riachuelo para formação e aperfeiçoamento nos pontos do Bordado de Caicó e aulas de risco. Como resultado dessa ação, surgiu uma coleção exclusiva que integra a exposição Bordados de Caicó, que encantou o público carioca no fim do ano passado, no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). Agora, a exposição está montada em Natal e deve percorrer o Rio Grande do Norte, mostrando o que essa arte tem de melhor. A previsão é que em outubro seja lançada a segunda. “Essa coleção era um sonho de uma pesquisadora e estudiosa Iracema Nogueira”, acrescenta Salmira Torres.

Com toda essa efervescência, as perspectivas de crescimento do artesanato potiguar são promissoras e animam quem faz das manufaturas uma bela fonte de renda e tem nas mãos mais oportunidades de fechar bons negócios.

ASN Rio Grande do Norte - Agência Sebrae de Notícias Bordados de Caicó ganharam o selo de Indicação Geográfica
ASN Rio Grande do Norte - Agência Sebrae de Notícias Exposição Bordados de Caicó, no CRAB, no Rio de Janeiro
ASN Rio Grande do Norte - Agência Sebrae de Notícias Peça produzida por bordadeiras de Timbaúba dos Batista
Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas