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Edital vai fortalecer cadeias econômicas do Oeste e Seridó do RN

Parceria entre Sebrae-RN e Fapern destinará R$ 650 mil para projetos de moda e turismo no Oeste e Seridó do estado. O foco é sustentabilidade e inovação
Por Redação
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Pau dos Ferros – O fomento ao desenvolvimento de negócios ou iniciativas com foco na sustentabilidade e na inovação promoverá, a curto e médio prazos, o fortalecimento das cadeias produtivas do turismo e da moda nas regiões Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte. Essa é a ideia do Sebrae-RN e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) ao lançarem, nesta quinta-feira (2), em Pau dos Ferros, o edital Moda & Turismo – “Transforme sua ideia em uma ação de desenvolvimento para o Oeste e Seridó potiguar”.

Presidente do CDE, Itamar Manso, participou dos eventos de lançamento do edital (Fotos: Eryc Medeiros)

A chamada pública destinará R$ 650 mil para iniciativas e modelos de negócios dos segmentos de moda e turismo, inseridos nas regiões Oeste e Seridó. Serão selecionados 50 projetos inovadores, sendo 25 do setor de moda e a outra metade da cadeia produtiva do turismo, com aporte financeiro de R$ 13 mil para cada proposta. O resultado do processo será anunciado no dia 9 de setembro deste ano e os contemplados terão até 30 de abril de 2023 para executar o projeto.

Para auxiliar os negócios candidatos ao edital, o Sebrae-RN vai realizar oficinas preparatórias no intuito de detalhar as principais regras e exigências do concurso. As capacitações serão realizadas em Currais Novos, na próxima quarta-feira (8), Mossoró, na quinta-feira (09) e em Natal no dia 14 deste mês, sempre às 15h, nas Agências Sebrae desses municípios. Na região do Seridó, o lançamento do edital Moda & Turismo, do Sebrae-RN e Fapern aconteceu na última quarta-feira (1º), na cidade de Caicó.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, o edital tem papel decisivo no fortalecimento das economias regionais, ao estimular projetos inseridos em duas importantes cadeias produtivas, não só das regiões Oeste e Seridó, mas de todo o estado.

“Quem ganha com isso são os pequenos negócios do Seridó e do Oeste Potiguar. Teremos duas cadeias produtivas mais fortalecidas, e trabalhando projetos que focam na inovação e sustentabilidade, a partir do aporte que cada empresa contemplada terá [R$ 13 mil]. Serão 50 projetos contemplados, um conjunto de atividades que, juntas, farão a diferença no desenvolvimento regional”, destaca o presidente do CDE do Sebrae-RN.

Aldemir Freire, secretário da Seplan

Itamar Manso lembrou ainda que, após contemplados, os projetos receberão consultorias por meio de oficinas nas áreas de modelo de negócios, marketing e finanças. “Não basta só dar o recurso. Tem que orientar. E faremos isso com mentoria e capacitações, pois muitos negócios, apesar de ter uma boa ideia de inovação ou sustentabilidade, não conseguem avançar porque pecam em áreas como finanças, por exemplo”, explica.

Presente ao lançamento do edital, o secretário de Planejamento do Estado, Aldemir Freire, destacou a interiorização como ponto crucial do edital para fortalecimento da economia regional. “É um passo muito importante você fazer um edital voltado para moda e o turismo mais centrado no interior do estado. Percebemos que em outras regiões, como em Natal e região metropolitana, essa economia já está mais estruturada. E, no interior do estado ainda está em processo de estruturação dessa economia Então, é muito salutar interiorizar e fortalecer as economias dessas regiões”, ressalta.

De acordo com a analista de CT&I da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), Eliete Queiroz, ao propor o desenvolvimento de um programa de fomento à inovação para Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas e pequenas empresas das cadeias produtivas da moda e do turismo do Estado, o Sebrae-RN e a Fapern estimulam, diretamente, a geração de emprego e renda. “Estas cadeias, além da grande relevância econômica, se caracterizam pela alta capacidade de geração de empregos. Por isso tão importante é o edital e a parceria firmada com Sebrae”, frisa.

Aspectos culturais

Atento a cada regra do edital, o artesão Abraão da Silva, do município de Martins, já vislumbra implementar planos inovadores e sustentáveis para fortalecer uma tradição familiar de quatro gerações que virou uma das atividades mais representativas da região serrana do estado.

Eliete Queiroz

“Produzimos louça, com traços dos povos indígenas desde a minha bisavó, dona Bela. E de lá para cá, mudamos alguns processos, mas, agora, com o edital, vamos inscrever um projeto para levar mais sustentabilidade ao negócio, como mudanças na queima das peças, além de mudanças na embalagem, que está no papel e não fizemos por causa dos custos. Vamos torcer para o projeto ser contemplado”, pontua.

Abraão da Silva

Em bate-papo com empreendedores presentes ao lançamento do edital, o estilista e consultor do Sebrae-RN, Yuri Dantas, deu dicas para quem pretende submeter projeto ao edital: observar os aspectos culturais e estabelecer parcerias com fornecedores locais, que são pontos que devem ser levados em consideração.

“Um dos pilares de uma marca de moda sustentável é o cultural. Então, o pilar cultural diz respeito ao quanto sua empresa interage com a cultura do local em que está inserida. Pode ser através de uma parceria com pequenos produtores artesanais locais, com o aproveitamento de saberes ancestrais. Temos um potencial artesanal gigantesco, então, a colaboração, troca de saberes fortalece a marca, te fortalece financeiramente, fortalece economicamente a artesã e fomenta o artesanato local”, conclui o estilista.

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