ASN RN Atualização
Compartilhe

Capacitações fomentam a cultura do algodão junto a produtores da região Seridó 

Sebrae e parceiros estão realizando uma série de atividades técnicas entre integrante do projeto Agro Sertão
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – O Sebrae no Rio Grande do Norte, juntamente com o Instituto Riachuelo e a Embrapa Algodão, está promovendo uma série de capacitações de produtores integrantes do projeto Agro Sertão. São encontros técnicos com atividades práticas para repassar conhecimentos sobre o cultivo dessa lavoura e incrementar a produção do algodão no estado, sobretudo na região Seridó.

Ainda em junho, foi realizado na Comunidade de Umari, município de Caicó, o 1º Encontro do Algodão das Comunidades de Umari e Manhoso. Os próximos encontros serão realizados amanhã (13), quinta-feira (14) e no dia 20 de deste mês, nas Unidades de Aprendizagem Participativa em Caicó, Carnaúba dos Dantas e Acari. Mensalmente, são realizadas nas UAPs capacitações que antecedem as etapas de produção junto aos agricultores, além dos “dias de campo”, como o recentemente realizado em Caicó com a presença de produtores da cidade e dos municípios de Jardim do Seridó e São José do Seridó.

Durante este Dia de Campo, foram feitas visitas a duas áreas de algodão na comunidade, de produtores participantes do projeto. Eles destacaram os ganhos com essa iniciativa e falaram sobre o início do projeto, a descrença inicial em relação à cultura, pois muitos não acreditavam na revitalização do cultivo, bem como o êxito obtido, já que ambas as áreas já estão em fase de colheita, com uma previsão de 270 quilos de algodão em pluma por hectare.

Além das áreas visitadas, os produtores falaram sobre as consultorias técnicas que vem recebendo e que têm fornecido aprendizado em relação a diversas práticas orgânicas e agroecológicas, como o uso de compostagem e biofertilizantes. Previamente capacitados, os consultores assistem quinzenalmente os agricultores dando orientação técnica especializada, desde o plantio, a prevenção de pragas e doenças que possam afetar a colheita.

O projeto é executado em parceria com o Instituto Riachuelo com supervisão técnica da Embrapa Algodão. O Sebrae coordena as ações, que visam o resgate da cultura algodoeira, junto a produtores do Seridó do Rio Grande do Norte, localizados nos municípios de Carnaúba dos Dantas, Jardim do Seridó, São José do Seridó, Caicó, Acari e Cruzeta. Atualmente, a iniciativa conta com 54 produtores participantes, com uma área plantada com um hectare em média por produtor.

O objetivo é incluir produtores da agricultura familiar na cadeia produtiva da moda, através da produção do algodão agroecológico e orgânico. Além da produção do algodão no Sertão do RN, especificamente na região do Seridó, esse projeto proporciona ao produtor rural o incremento na renda familiar e o resgate da cultura que já foi uma das principais atividades econômicas do estado do RN.

A Embrapa Algodão tem a missão de capacitar e orientar os técnicos credenciados ao Sebrae para a construção de um sistema de produção agroecológico e orgânico, através da metodologia de aprendizagem e pesquisa participativa de forma que facilite a formação e que as tecnologias possam chegar o mais rápido possível aos agricultores. Já os municípios integrantes atuam como parceiros, proporcionando o corte de terras nas propriedades das famílias participantes. Toda a colheita do algodão será destinada a uma empresa de atuação nacional que comprará a produção e irá transformar em fios, sendo este um material diferenciado e com valor agregado ao mercado, por tratar-se de um algodão cultivado de maneira agroecológica.

  • agro sertão
  • algodão