ASN RN Atualização
Compartilhe

Exposição promove desenvolvimento do setor agropecuário no Vale do Açu

O evento será realizado entre os dias 29 e 31 e a programação terá exposição e venda de animais, implementos agrícolas e gêneros da agricultura familiar, além de capacitações
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – A programação prevista para a segunda edição da Exposição Agropecuária de Assú (ExpoAssú) deverá movimentar a principal cidade da região do Vale do Açu e atrair, neste fim de semana, um público estimado em 5 mil pessoas em torno da Arena Dnocs, que fica ao lado do Ginásio de Esportes Arnóbio Abreu. O evento é promovido, entre os dias 29 e 31 de julho, pela Prefeitura do Assú, Governo do RN, por meio da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Estado (SAPE), do Sebrae e Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc), e conta com a parceria do Banco do Nordeste Brasileiro (BNB) e do Escritório Regional da Emater, Banco Mundial, Idiarn, Emparn, Senar, Caixa e Agência de Fomento (AGN).

O objetivo da 2ª ExpoAssú é somar esforços entre diversas instituições para promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio em Assú e nos demais municípios da região. A programação do evento é composta por exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, feira da agricultura familiar, exposição e comercialização de animais. A estrutura da exposição foi montada para abrigar praça da alimentação, estandes para 24 expositores e 100 currais, onde ficarão concentrados os animais a serem expostos e comercializados.

Na exposição, o Sebrae terá um espaço, a Arena Sebrae, de 300 metros quadrados, onde serão realizadas palestras, painéis com empreendedores rurais e oficina de corte de ovinos. O local comporta até 200 pessoas para participarem das capacitações ofertadas. O foco será trabalhar a gestão da propriedade rural, tornando a fazenda mais eficiente e produtiva, por meio de boas práticas do manejo alimentar, sanitário e reprodutivo melhorando resultados na qualidade do rebanho. Alinhado a essa perspectiva, será abordado o tema de sucessão familiar no empreendimento rural.

Um dos destaques das capacitações será o Fórum Rota do Cordeiro, que vai abordar a importância da assistência técnica, o confinamento de cordeiros e a gestão da propriedade. A região do Vale do Açu integra a rota e detém um rebanho de aproximadamente 100 mil cabeças de ovinos e caprinos.

Dentro da programação do fórum, que acontece no dia 29, está prevista uma reunião com os secretários de agricultura do Vale do Açu, uma rodada de crédito para o setor rural e uma oficina de corte de carnes de ovinos. Entre as oficinas que serão disponibilizadas, estão programadas para o sábado (30) as de empreendedorismo no campo e sucessão familiar, manejo de ordenha e a produção de forragem em consórcio. Também haverá demonstração dos benefícios da inseminação artificial.

Durante a ExpoAssú, será lançado o Programa Mais Pecuária Brasil, uma iniciativa que consiste em promover o melhoramento genético em rebanhos leiteiros e de corte da agricultura familiar, com adoção de protocolo, que inclui, por exemplo, o fornecimento de sêmens. O programa é gratuito e os interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca do Assú. Além da Arena das capacitações, o Sebrae estará com quatro estandes para atender produtores com as soluções voltadas para o agronegócio./>