ASN RN
Compartilhe

Famuse celebra a tradição do artesanato do Seridó e destaca os bordados da região

A 37ª edição da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse) está sendo realizada em Caicó até domingo (31), destacando os bordados e a produção artesanal das cidades seridoenses
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Caicó – O melhor que o Seridó pode produzir em termos de artes manuais e elementos tradicionais da cultura da região podem ser apreciados na 37ª edição da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse), que foi aberta no dia 27 e prossegue até o próximo domingo (31), no Espaço Cultural Maria Vale, na Ilha de Sant´Ana, em Caicó. Após dois anos sem realização devido à pandemia, a feira dá uma mostra da riqueza artesanal do Seridó, principalmente os famosos bordados, que detêm o selo de Indicação Geográfica (IG) de Procedência, concedido em 2020 pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O evento tem o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte.

Para esta edição da feira, o Sebrae estruturou um espaço diferenciado (clique aqui para conferir galeria) que tem chamado a atenção do público, incluindo a governadora do estado, Fátima Bezerra, que visitou o espaço. Celebrando as raízes do Seridó, o estande da instituição apresenta coleções produzidas por estilistas que contam a história do bordado seridoense e a sua relação com a produção de queijo e leite na região. “No Seridó de antigamente, o gado era ferrado e essa tradição foi levada para a produção de queijo. Era algo muito representativo na região e, no estande do SEBRAE contamos um pouco dessa história”, relata Kessianny Souza, analista técnica da Agência Sebrae no Seridó Ocidental.

Ela pontua que no estande serão apresentadas coleções de roupas e souvenires, peças únicas e específicas que estampam a fé, costumes e tradições dos povos seridoenses. Além disso, as bordadeiras e cooperativas têm a oportunidade de fechar negócios e encomendas de peças. “O Seridó é reconhecido por produtos produzidos com tanto esmero e carinho e tudo isso está sendo apresentado no estande do Sebrae até o encerramento do evento.

De acordo com Pedro Medeiros, gerente do escritório regional do Sebrae Ocidental, a entidade vem realizando várias iniciativas com foco na ampliação de mercado para o artesanato da região. Ele pontua que o reconhecimento do bordado seridoense pelo INPI trouxe essa motivação para impulsionar uma modalidade tão rica e tradicional e que tem potencial de gerar ainda mais emprego e renda no Seridó. “Nosso bordado esteve no Rio de Janeiro, em Natal, e agora está em exposição na Casa do Artesão em Caicó”.

Pedro Medeiros informa que as bordadeiras estão sendo sensibilizadas para inserirem o artesanato na moda, com vistas à ampliação de mercado, e em utilitários de cama, mesa e banho. “O espaço do Sebrae enaltece coleções voltadas para iconografias turísticas do Seridó, mesclando com o queijo artesanal, trazendo um pouco dessas histórias. Estamos trabalhando para que os consumidores enxerguem que esse bordado faz parte da história do seridoense e todas essas inovações estão presentes no estande do Sebrae, das cooperativas e dos artesãos durante a Famuse”.

Abertura

O retorno da feira anima visitantes e expositores. “Essa persistência e resistência é o que torna o nosso bordado único”, anunciava Arlete Silva, vice-presidente do Cracas – Comitê Regional das Associações e Cooperativas do Seridó. Durante a abertura, ela sinalizava a força e pujança do bordado seridoense que, em 2020, recebeu o reconhecimento nacional com o Selo IG. A Indicação Geográfica é um instrumento oficial que reconhece, protege e indica os produtos e produtores do território que adotam, voluntariamente, as principais características tradicionais do bordado. “Essa é, portanto, a primeira edição que realizamos após o recebimento desse título”, comemorou Arlete.

Na abertura, a presidente do CRACAS, Iracema Nogueira, fez um relato sobre a importância do artesanato na vida do seridoense e as recentes conquistas que ampliaram o alcance do bordado da região, como na exposição realizada em 2021, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), localizado no Rio de Janeiro. Mesma exposição realizada este ano no Centro de Referência de Artesanato do Rio Grande do Norte (Crarn), em Natal.

“Nosso bordado é ímpar no mundo inteiro. E, neste ano, estamos apresentando coleções que representam a beleza da nossa fauna e flora”, destacou Iracema. A cerimônia de abertura também contou com a presença do prefeito de Caicó, Judas Tadeu, que ressaltou a importância da cultura do bordado ser passada de geração em geração. “São as potencialidades de nossa arte, nossa cultura, nossa gastronomia, que fazem Caicó ser tão forte e isso precisa ser preservado”, assinalou o gestor