ASN RN Atualização
Compartilhe

Equipe comprometida e gestão profissional são a saída para empresas crescerem

Os caminhos para pequenos negócios se desenvolverem foram debatidos durante o Fórum de Empreendedores Negócios em Cena, realizado pelo Sebrae na zona Norte de Natal na terça-feira (12).
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe
O especialista em gestão de pequenas e médias empresas Marcos Freitas

Natal – Diante de cenários econômicos e políticos incertos, donos de pequenos negócios devem concentrar esforços na profissionalização da gestão e se munirem de pessoas competentes e comprometidas com o desenvolvimento da empresa. O alerta é feito pelo especialista em gestão de pequenas e médias empresas Marcos Freitas, autor do best seller “Coragem para crescer”, livro mais vendido no Brasil no segmento de negócios. Ele veio a Natal participar do Fórum de Empreendedores Negócios em Cena, realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte na noite desta terça-feira (12), no Paradise Recepções, na zona Norte de Natal.

Estamos entrando no segundo semestre, o que é desafiador, pois ninguém sabe como será o cenário político, nem como vai ser a economia. Nós, empresários, precisamos dar as mãos e andarmos juntos para melhorarmos os negócios, profissionalizando a nossa gestão, criando times fortes e montando diferenciais que nos destaquem dos nossos concorrentes. Só existem dois caminhos para o crescimento de empresas: o da profissionalização e o da centralização através de pessoas competentes”, recomenda o especialista.

Marcos Freitas é autor do best seller “Coragem para crescer”, livro mais vendido no Brasil no segmento de negócios

Marcos Freitas proferiu a palestra “Como ter uma empresa de alta performance — Foco em Gestão de Pessoas e Estratégia” durante o fórum, ensinando como fazer uma empresa crescer e atingir grandes resultados sem depender de fatores externos, como concorrentes e crises financeiras. Ele é fundador e CEO da aceleradora de negócios Seja Alta Performance. Empresário, consultor e mentor de Alta Performance. Executivo com mais de 21 anos de experiência nas áreas comercial e gestão de negócios. Graduado em Marketing, possui mais de 12 formações internacionais e projetos realizados na China, Portugal, EUA, Israel e Canadá.

Fórum teve apresentações culturais e networking entre os participantes

Realiza missões internacionais com empresários anualmente, para potencializar know-how e network. Com três livros publicados, Marcos partilha sua trajetória e ensina a sua metodologia empresarial Alta Performance nos Negócios – APN. Já contribuiu com a alavancagem dos negócios de 6.800 empresas e 48.000 empresários, profissionais liberais e gestores em todo país, com temas como engajamento de equipe, metas, gestão, indicadores e resultados.

Everton Lucena destaca o papel do Sebrae para fomentar o empreendedorismo

O especialista foi convidado pelo Sebrae justamente estimular empresários da zona Norte a potencializarem seus negócios, analisando tendências do mercado com foco no perfil e na realidade dos consumidores e empreendedores da região mais populosa da capital potiguar. “O objetivo do evento era trazermos para a zona Norte temas de gestão empresarial que tão presentes no dia a dia das pequenas empresas, mas que são um pouco debatidos, com foco nas atuais tendências de varejo, gestão de pessoas, planejamento e casos de sucesso para que empreendedores locais se inspirem a partir do exemplo de empresas da própria região”, justifica o gestor da Loja do Empreendedor do Sebrae, Everton Lucena, sobre a realização do Fórum Empreendedor Negócios em Cena.

Fred Alecrim comandou um bate papo com a empresária Rosângela Melo

O evento foi bem prestigiado e contou com a participação de mais de 300 empresários da localidade interessados em aperfeiçoar a gestão das empresas. Isso porque a programação do fórum foi diversificada e atrativa. Com a proposta de destacar a protagonismo dos negócios, o Paradise Recepções se transformou em um grande palco onde o empreendedorismo foi o espetáculo e entrou em cartaz com palestras, apresentações culturais e talk show.

-

O consultor e palestrante Fred Alecrim comandou um bate papo com a empresária Rosângela Melo, proprietária da Da Rosa Produtos Regionais, co-realizadora do evento. O trabalho da empreendedora potiguar a levou a vencer a etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. “A empresa de Rosângela é motivo de inspiração para qualquer empresário. O negócio surgiu há mais de 20 anos e cresceu na zona norte de Natal. Nada mais justo que destacarmos a trajetória dessa pessoa, que tem tanta garra e fibra, e também das marcas patrocinadoras do evento, a Matersol e SICOOB, que montaram espaços interativos no lounge do Fórum”, diz Everton Lucena.

Segundo ele, para uma primeira edição, o evento foi um sucesso, já que promoveu o engajamento dos participantes. “Cumprimos a missão de promover a integração e levar o conhecimento para os empreendedores da Zona Norte. O público participou de forma maciça, interagiu até o final, e aplaudiram de pé a história da nossa Rosângella Melo. Vemos o Sebrae tendo um papel decisivo para fomentar o empreendedorismo em uma região que só cresce”, finaliza Everton Lucena.

  • Fórum de Empreendedores Negócios em Cena
  • zona Norte de Natal