Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Os oito agentes vão atuar em polos turísticos que abrangem 82 cidades do Rio Grande do Norte (Fotos: Canindé Soares)
ASN RN Atualização
Compartilhe
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – Pesquisa realizada no ano passado pelo Booking.com mostra que 73% dos turistas, ao escolher um destino, desejam ter experiências com a cultura local em suas viagens. E mais: 84% acreditam que, entender a cultura e preservar o patrimônio cultural, é crucial. Para fortalecer a estruturação das novas rotas e produtos turísticos nos territórios dos estados com foco nos atrativos naturais e culturais locais, o Sebrae está implantando o Projeto Rede de Agentes de Roteiros Turísticos. A iniciativa piloto foi lançada no Rio Grande do Norte, que é o estado com agentes já contratados, e chegará aos demais estados.

Oito agentes vão atuar em rotas e polos turísticos já trabalhados pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, como por exemplo os polos Seridó, Costa Branca, Serrano e Costa das Dunas, para estimular e apoiar na execução e fortalecimento da Estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que está baseada em quatro pilares: governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade. Essa rede apoiará gestores estaduais dentro de projetos vigentes, fomentando a governança e o turismo local.

Analuiza Lopes apresenta as principais tendências para o setor e a estratégia de atuação do Sistema Sebrae na área do turismo

O anúncio oficial do Projeto Rede de Agentes de Roteiros Turísticos foi feito pela coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae Nacional, Analuiza de Andrade Lopes, na capital potiguar, durante o 13º Fórum de Turismo do RN e 8ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), que estão sendo realizados até sábado (23), no Centro de Convenções de Natal. A coordenadora apresentou, no evento, os oito agentes selecionados para atuar no estado, em territórios que envolvem 82 municípios potiguares, onde as atividades turísticas já estão estruturadas em rotas e roteiros ou com potencial de desenvolvimento.

A Rede de Agentes de Roteiros Turísticos, que está sendo lançada no estado, é um projeto piloto, que abrange todo o Brasil. O Rio Grande do Norte já está participando com os agentes contratados”, confirma Analuiza Lopes.

O 13º Fórum de Turismo do RN foi realizado no Centro de Convenções de Natal

Com essa ação, o Sebrae espera estimular a criação de novos circuitos, o estabelecimento de outros roteiros e o surgimento de novos atrativos nesses territórios.

A coordenadora do Sebrae Nacional ministrou palestra na abertura do Fórum de Turismo do RN, realizada na noite da quinta-feira (21), abordando o turismo na nova economia e as estratégias de atuação do Sebrae para este segmento. Analuiza Lopes apresentou as principais tendências do setor, que foram provocadas pelo impacto da pandemia. “Hoje o turista está muito mais voltado a ter experiências que valorizem a cultura local, as vivências, o artesanato a gastronomia local”, avalia. Segundo a coordenadora, algumas bases são irreversíveis, como a presença digital e a sustentabilidade em âmbitos social, ambiental, cultural e econômico, estão em pauta muito fortemente no turismo. “Sem sustentabilidade, não há o turismo de amanhã”.

Estratégias para o turismo

Por isso, o Sistema Sebrae tem adotado como estratégia atuar em quatro eixos centrais, que são governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade, por meio dos projetos setoriais de turismo nos estados brasileiros, levando em conta as particularidades de cada território. Para Analuiza Lopes, o distanciamento social imposto pela pandemia também teve impactos no turismo, alterando o perfil dos visitantes, o que favoreceu o turismo dentro do Brasil. “As pessoas deixaram de fazer as viagens internacionais e começaram a fazer as viagens aqui dentro do Brasil. Houve uma busca por destinos que estavam próximos que as pessoas não conheciam, que ainda não vivenciavam, não experimentavam. O turista começou querer ter contato com a natureza, em experimentar atrativos próximos, algo diferente, ao ar livre e com viagens de carro”.

Na visão da representante do Sebrae Nacional, isso representa uma grande oportunidade para fortalecer o turismo regional e rural, mas para isso, é necessário desenvolver o turismo inteligente. “Em termos de competitividade, o Brasil é o segundo país em atrativos naturais e tem um posicionamento muito bom em termos de cultura. Em relação aos parques, temos vários patrimônios reconhecidos pela agência da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como o Geoparque Seridó, aqui, no RN. Por tudo isso, o Sebrae trabalha esses quatro eixos dentro da estratégia do turismo inteligente, exatamente para termos uma oferta complementar que dê suporte à interiorização, para se fazer regionalização desse turismo”, diz.

A articulação integrada – daí o trabalho para fortalecimento da governança local – dá condições para o desenvolvimento do turismo no mercado, como um todo, para não se rotular que o turismo do Rio Grande do Norte, por exemplo, é um turismo de sol e praia. “O RN não é apenas sol e mar. Aqui, existem gastronomia, história [como a participação na Segunda Guerra Mundial], atrativos religiosos, como o Memorial dos Mártires e a Estatúa de Santa Rita de Cássia, e muitos outros atrativos que vão além e que estão no interior”, pontua Analuiza Lopes sobre o destino RN.

E continua: “É importante que isso seja trabalhado, que o destino seja pautado nesses quatro eixos da governança sustentabilidade, experiência e tecnologia para que se consiga realmente criar estruturas que sejam complementares para oferecer pacotes com experiências e vivências diferenciadas, especificamente em Natal”.

Ainda sobre a Importância da governança, ela afirma: “Para o destino se desenvolver, é preciso ter uma convergência de atores, ações e recursos. Assim, nem pesa só de um lado, nem pesa só de outro. Ninguém faz nada sozinho, então é necessário realmente ter uma convergência entre todos os atores, privados e governamentais, para fazer a coisa acontecer”.

Personalidades e empresa do setor são homengeados durante o evento

A décima terceira edição Fórum de Turismo do RN e a 8ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN, eventos que contam com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, discutiu e debateu temas relevantes para o futuro do setor no estado, como a gestão na promoção dos destinos, o turismo de experiência, o turismo na nova economia, sustentabilidade, as tendências atuais e a regionalização do turismo.

Aparecida Sabino recebeu a homenagem ao esposo falecido João Sabino

Durante a solenidade de abertura do fórum e da feira, a organização do evento e o Sebrae prestaram homenagem a personalidades que contribuem para valorizar e destacar o turismo potiguar. O gestor do Projeto de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra, e a coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae Nacional, Analuiza de Andrade Lopes, anunciaram os homenageados.

Roberto Lira foi homenageado por ser o primeiro a ‘desbravar’ os passeios nas dunas

Receberam a placa de reconhecimento do Sebrae e da Femptur o empresário João Sabino (in memoriam) pela instalação da primeira rede hoteleira no interior do Rio Grande do Norte, com unidades em cidades, como Apodi, Portalegre, Martins e Mossoró. A esposa, viúva do empreendedor, Aparecida Sabino, recebeu a homenagem. O outro destaque foi para Roberto Lira, que foi responsável por ‘desbravar’ o passeio nas dunas de Jenipabu, um dos atrativos turísticos e cartões postais do RN mais famosos no Brasil e no mundo, que virou a marca do turismo potiguar em promoções externas. O restaurante Camarões, que possui unidades em Natal e em São Paulo, também foi homenageado e quem recebeu a placa de reconhecimento foi o gerente do Camarões, Heberton Costa.

Heberton Costa recebeu a homenagem concedida ao Restaurante Camarões

Esta edição da Femptur contou com a presença de 50 municípios, expondo o que há de melhor no Rio Grande do Norte, reunindo e evidenciando cada segmento do turismo regional, desde as belezas naturais à gastronomia. A feira também elege os três melhores estandes de cidades turísticas que tiverem melhor resultado nos quesitos de decoração, ambientação, atendimento, organização e degustação. E os municípios vencedores ganham o “Troféu Melhor Stand Femptur 2022”, assim como o troféu ‘Melhor Stand – Categoria Estreante’, concedido ao município que pela primeira vez participa da feira e escolhido pelos mesmos critérios.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas