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Demoday reúne startups com propostas inovadoras de negócios na área da saúde

Onze startups do RN detalharam propostas de novos negócios inovadores no Demoday do Programa de Inovação na Saúde, promovido pelo Sebrae e a Liga. O evento ocorreu na quinta-feira (9))
Por Redação
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Natal – Uma ideia maturada somente na cabeça ou uma pesquisa acadêmica, que relutava em não se limitar aos bancos e anais da universidade, tendo a chance de ser transformada em uma iniciativa rentável capaz de solucionar parte dos inúmeros desafios enfrentados no ambiente hospitalar ou por estabelecimentos ligados à rede de saúde. Esse foi o propósito que moveu um grupo de 22 empreendedores potiguares a inscrever seus projetos no edital e participar do Programa de Inovação na Saúde Liga + Sebrae, uma ação conjunta do Sebrae no Rio Grande do Norte e da LIGA para estimular o surgimento de novos negócios de base digital inovadores e criativos, criados com o intuito de equacionar os problemas existentes na área da saúde.

Após uma longa jornada – iniciada em junho de 2022 – de capacitação intensa, mentorias, conteúdos técnicos, acompanhamento, supervisão, dicas de especialistas, troca de experiência com outros idealizadores de projetos inovadores e de vivência dentro da realidade de uma unidade de saúde de alta complexidade – oferecidos gratuitamente aos participantes do programa -, doze modelos de negócio chegaram à etapa final, a de apresentação da proposta de startup para a banca avaliadora. O Demoday do Programa de Inovação na Saúde ocorreu na manhã da última quinta-feira (9), na sede do Sebrae-RN, em Natal.

Durante o Demoday 11 donos de novas startups apresentaram pitches das soluções aos avaliadores. Fotos: Moraes Neto

Um misto de ansiedade, expectativa e satisfação transparecia no semblante dos responsáveis por cada projeto durante os preparativos de apresentação do pitch . Antes da exposição, os autores davam aquela última revisada no material a ser apresentado. Cada detalhe seria importante e decisivo para ter uma boa performance diante da banca e do público, pois seria a primeira vez que os modelos de negócio estariam sendo expostos publicamente, não só para os avaliadores, mas ainda para convidados e representantes de instituições ligadas ao ecossistema inovador do estado, presentes no Demoday, assim como para a sociedade em geral. Cada participante teve três minutos para apresentar o pitch do projeto e outros dois, destinados para as resposta de perguntas, esclarecimentos e sugestões recomendadas pela banca. E eles deram conta.

Os idealizadores das startups Comunicali, Exercitium, PTN BR, EVIS, Rede Blood, Neuro Mão, SOL, Soulimed, Z-Safe, Novatecnik, Inovatix e BrainExos – todas selecionadas durante as etapas anteriores do programa de pré-aceleração – detalharam a proposta do empreendimento nascente, apontaram os diferenciais do negócio e suas funcionalidades, mostraram o grau de resolubilidade da proposta frente às demandas de mercado e defenderam o pioneirismo dos projetos na área da saúde. Essas startups estão tendo a oportunidade de validar, na prática, as soluções pensadas junto à Liga, uma das prerrogativas mais interessantes deste programa de pré-aceleração.

Novas tecnologias

Zeca Melo destaca a contribuição do programa para a criação de novos negócios inovadores na área da saúde

De acordo com diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, que prestigiou o Demoday, a parceira entre as duas instituições alia expertises nas áreas de empreendedorismo e saúde de ponta para executar com êxito um programa de estimulo à inovação em um setor essencial para toda a sociedade.

“Conseguimos incentivar a criação de 22 novos modelos de negócios no Rio Grande do Norte, dos quais 11 foram selecionados para estar neste Demoday. É uma contribuição significativa porque essas startups recorrem a algoritmos e inteligência artificial para gerar soluções. Essas novas tecnologias poderão impactar positivamente a rotina dos profissionais da saúde, pacientes, usuários e os demais negócios do setor”, ressalta o superintendente sobre os resultados do programa.

O gerente de inovação da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer – LNCC, médico Francisco Iroshima, que também participou do evento, divide a mesma opinião do diretor do Sebrae acerca dos reflexos do Programa de Inovação na Saúde e destaca o nível dos projetos inscritos e selecionados. “O nível melhorou muito, alcançando o que pretendíamos. Claro que tudo isso é um processo continuado. A nossa expectativa é que, a cada ano, o programa vá se consolidando até que se estabeleça e as demandas surjam de forma espontânea”, prevê..

Francisco Iroshima: acompanhamento desde os primórdios do negócio

Iroshima destaca ainda a importância da manutenção do foco do programa no acompanhamento de negócios nascentes para aumentar as chances de sucesso das startups pré-aceleradas. “Assim, a gente consegue intervir desde o início do projeto, evitando que essas startups percam tempo, dinheiro e investimento em produtos ou serviços que o mercado não os quer de forma efetiva”.

Na avaliação da gestora do programa no Sebrae-RN, Isabela Cavalcanti, um dos méritos do edital é justamente a possibilidade de testar e validar as ideias do projeto de negócio já no ambiente hospitalar, disponibilizado pela Liga.

“Percebemos que um dos principais entraves para uma proposta de negócio inovador é na fase de validação, até por razões óbvias. Por ser um modelo inédito em qualquer aspecto, não há referências idênticas de fracasso ou sucesso para o empreendedor se basear. E esse entrave o Programa de Inovação na Saúde consegue superar com essa etapa de aprimoramento e maturação da ideia inicial sendo cumprida na Liga, uma instituição que carrega uma experiência em serviços de saúde de alta complexidade de mais de sete décadas”, pontua a gestora.

Impacto no ecossistema

Para o gerente da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, David Góis, ter 22 projetos aprovados entre os inscritos, dos quais 16 seguiram nas fases seguintes e 12 selecionados pela equipe de mentores e instrutores do programa para estarem no Demoday é fruto de uma mobilização realizada pelo Sebrae e a Liga em cidades do interior do estado, apresentando o edital e estimulando mais pessoas a apostarem em ideias inovadoras para criar negócios de valor.

A gestora do progra, Isabela Cavalcanti, e o gerente da UNIT do Sebrae-RN, David Góis

“Levamos a estratégia e os benefícios do programa a profissionais, estudantes e pesquisadores de várias regiões do Rio Grande do Norte, incentivando a retirada de ideias, teses, monografias e pesquisas do papel e transformá-las em produtos e serviços inovadores para o segmento de saúde, com o suporte do Sebrae e da Liga. Pelos números de participantes que chegaram até aqui, o esforço valeu a pena”, relata David Góis.

David Góis informa que, a partir do trabalho desenvolvido em parceria com a Liga, o Sebrae-RN deu início a uma aproximação com o estado do Paraná e também com o Instituto Santos Dumont, cujas pesquisas são reconhecidas mundialmente e, até então, não se conseguia tangibilizar esses estudos no Rio Grande do Norte. Sem contar com os editais do Centelha e o projeto Startup Nordeste. “Há muita coisa acontecendo na área de inovação do estado. Queremos a partir de agora que todas essas iniciativas realmente impactem o nosso ecossistema de inovação”, conclui o gerente de Negócios, Inovação Tecnologia.

O programa

Iniciado em julho do ano passado, o “Inovação na Saúde Liga + Sebrae” é um programa de incentivo à inovação e ao empreendedorismo na área da saúde que visa orientar estudantes, startups , profissionais e empresas que desejem desenvolver soluções para problemas do setor da saúde, visando a inserção de novos produtos e serviços no mercado.

As startups participantes da iniciativa recebem gratuitamente acompanhamento e apoio técnico de projetos e ideias de especialistas e profissionais do mercado contratados pela Liga Contra o Câncer, com foco na área médica, e pelo Sebrae RN no que se refere à gestão empresarial. Das empresas acompanhadas pelo projeto: 53% estão na fase de ideação – amadurecendo seus modelos de negócio; 26% estão na fase de desenvolvendo protótipos e fazendo testes de usuabilidade; 21% estão na fase MVP, que são testes de prova de conceito.

Veja galeria dos pitches apresentados: