Natal – Quando se pensa em novas tecnologias e inovação do Rio Grande do Norte, não tem como não trazer à mente a imagem do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque). Criado em 2017 e instalado na área que fica no entorno do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, o equipamento completa seis anos de atuação na formação e fomento ao desenvolvimento tecnológico e estímulo à inovação no estado. O Metrópole Parque vai abrigar um centro de pesquisa em conexão 5G da Lenovo, o quarto da gigante de eletrônicos no mundo, e é também um dos principais parceiros do Sebrae na missão de transformar pesquisas científicas nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), computação, bioinformática e nanotecnologia em ideias inovadoras de negócios.
Os bons resultados das operações do Metrópole Parque levaram a Câmara de Vereadores de Natal a realizar uma audiencia pública, na quinta-feira (16), para reconhecer e dar visibilidade ao trabalho que vem sendo feito pelo parque ao longo dos últimos seis anos. A audiência foi proposta pela vereadora Nina Souza, que, após visita ao espaço, ficou impressionada com a estrutura do Parque Tecnológico. “Fiquei bastante impactada, pois não imaginava o tamanho da riqueza que temos no IMD, que gera conhecimento, desenvolvimento de startups e mais de 2.600 empregos diretos, além de outros tantos indiretos. Vamos fortalecer o apoio ao IMD para captar recursos para a sua ampliação”, declarou a vereadora.
O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, participou da audiência e, em seu pronunciamento, lembrou dos primórdios e os esforços dispensados para trazer para o estado uma estrutura como a do parque.
“O nosso parque é uma realidade. Se estivesse em um estado onde angariasse mais recursos, seria uma grande referência, sem dúvidas! Mas a sociedade reconhece a importância do Metrópole Parque”, afirmou o superintendente, lembrando que havia inicialmente a ideia de instalá-lo no bairro da Ribeira. “Só dá certo se estiver dentro da universidade”, argumentou o Zeca Melo, à época. O fato é que o parque deu passos rumo à consolidação como instrumento de fomento à inovação no Rio Grande do Norte.
-
Além de Zeca Melo, como representante do Sebrae-RN, participaram da mesa os representantes da UFRN, Frederico Lopes: da Federação das Indústrias do Estado (Fiern), Susie Macedo, e o próprio Rodrigo Romão, diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital. Durante a audiência, Rodrigo Romão, afirmou que, mesmo com todos os avanços conquistados nestes anos, ainda há muito a ser feito para consolidar o equipamento. Segundo ele, iniciativas como a audiência trazem essa reflexão para toda a sociedade sobre a importância do parque e sua contribuição para o desenvolvimento tecnológico do Rio Grande do Norte.