ASN RN Atualização
Compartilhe

Sebrae-RN e Governo do RN formalizam termo de cooperação em prol da educação empreendedora nas escolas do RN

Iniciativa visa implantar uma disciplina de empreendedorismo em 85 escolas do RN.
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Na manhã desta segunda-feira (02), o Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas Empresas no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) e o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Educação (SEEC/RN) formalizaram termo de Acordo de Cooperação Técnica expandindo o Programa Educação Empreendedora à rede pública estadual do Rio Grande do Norte. O objetivo é implantar uma disciplina de empreendedorismo em 85 escolas do RN.

A iniciativa visa capacitar tecnicamente e fomentar o espírito empreendedor dos jovens, preparando-os não apenas para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, mas também para serem agentes de transformação em suas comunidades por meio do empreendedorismo. O objetivo é expandir essa atuação em toda a rede de ensino estadual, abrangendo o ensino médio regular, técnico profissional, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o programa Mulheres Mil.

-

Marcelo Toscano ( diretor de Operações), Zeca Melo (superintendente do Sebrae) e Socorro Batista (Secretária de Educação do RN

Na cerimônia de assinatura, Zeca Melo, superintendente do Sebrae-RN, abordou as modificações nas relações de trabalho, ressaltando que, atualmente, as pessoas precisam não apenas de uma profissão, mas de uma formação que as diferencie. “O conhecimento em empreendedorismo não se limita ao mundo empresarial. Um professor pode ser empreendedor, assim como um médico pode ser empreendedor. Nesse sentido, considero valiosa nossa contribuição para a educação desses alunos”, afirma Melo

Para Socorro Batista, da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), a educação empreendedora direcionada aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um exemplo de como o aprendizado pode ser uma motivação adicional para a dedicação aos estudos. “O perfil da EJA é composto por pessoas que, de maneira geral, deixaram a escola e estão retornando mais tarde, fora da faixa etária convencional. Por isso, é crucial oferecer uma motivação para que eles entrem e permaneçam na escola, além de se prepararem melhor para o mercado de trabalho. Não necessariamente para serem empregados, mas para também poderem se tornar empreendedores”, destacou.

O gestor do Programa de Educação Empreendedora, Everton Lucena, reforçou ainda que o objetivo agora é expandir as ações, tanto para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – para a qual já temos soluções específicas – quanto para o Ensino Médio. “Estamos de portas abertas para promover essa transformação, especialmente na EJA. Já concluímos a formação dos professores e agora estamos iniciando a capacitação dos alunos, com o material já sendo entregue nas escolas”, relatou.

Além dos já citados, participaram do momento da assinatura, pelo Sebrae-RN, o diretor de Operações, Marcelo Toscano, a Gerente de Soluções e Relacionamentos, Tathiana Udre; pelo Governo do RN/SEEC- a assessora de Educação Profissional (SUEP), Catarina Lima, a subcoordenadora de Educação Profissional (SUEP) Sayonara Pontes e o assessor jurídico do órgão, Francisco Costa.

  • Acordo de Cooperação Técnica
  • Educação empreendedora
  • Governo do RN