Natal – O GO!RN 2024 se consolidou como um importante palco de conexões e oportunidades para o ecossistema de inovação e empreendedores potiguares. Reforçando esse papel, o evento promoveu uma rodada de investimentos que conectou mais de 40 startups com 12 investidores. A iniciativa teve como objetivo criar um ambiente onde as startups pudessem apresentar seus projetos, buscando capital para expansão e estabelecendo conexões estratégicas essenciais para o crescimento de seus negócios.
De acordo com a Analista Técnica do Sebrae-RN, Isabela Cavalcanti, a rodada de investimento é fundamental para o ecossistema de inovação do estado. Isabela explicou o propósito da iniciativa e sua relevância para o desenvolvimento das startups. “A rodada de investimentos tem como objetivo conectar startups que já estão em um estágio mais avançado, após passarem por processos de aceleração, e que agora buscam recursos para expandir ainda mais. Além disso, a rodada não se limita à captação de recursos, ela também prioriza a criação de conexões estratégicas que podem render bons frutos no futuro”, destacou.
A seleção das startups participantes levou em conta o nível de maturidade e faturamento das empresas, garantindo que estivessem prontas para dialogar com os investidores presentes. “Muitas dessas startups já passaram por editais de fomento, como o Startup Nordeste, e agora estão prontas para alavancar seus negócios com investimentos maiores”, acrescentou Isabel.
A iBarco é uma das startups participantes da rodada de investimentos. Criada para facilitar o acesso ao transporte fluvial, um dos principais meios de locomoção na região Norte, a solução oferecida pela empresa permite que os usuários comprem passagens de barco diretamente pelo celular, sem a necessidade de deslocamento até os postos físicos de venda. A startup surgiu a partir da experiência de seus fundadores, Horácio Betcel e Robson Dias, que identificaram a dificuldade que as pessoas enfrentavam para adquirir passagens fluviais, especialmente na região amazônica, e viram a oportunidade de criar uma solução prática e inovadora.
A iBarco inicialmente opera por meio de um site, permitindo aos usuários escolher a data da viagem, o barco desejado e realizar a compra de forma digital. O grande diferencial da startup está em oferecer uma alternativa moderna e eficiente para um mercado que ainda opera de maneira tradicional.
“Nosso objetivo sempre foi facilitar a vida das pessoas. O próximo passo é o desenvolvimento de um aplicativo que funcione offline, para garantir que nossos clientes tenham ainda mais facilidade e comodidade na hora de comprar suas passagens, independentemente da conectividade local”, afirmou Horácio, cofundador e diretor comercial da iBarco.
Outra startup participando da rodada de investimentos é a Fusion Clinic, fundada por Arthur Eickmann. A empresa surgiu para resolver uma necessidade recorrente no mercado de saúde. Segundo o empreendedor, mais de 80% dos profissionais de saúde não possuem um espaço próprio para atender seus pacientes, enquanto muitas clínicas operam com cerca de 30% de ociosidade. “A Fusion conecta esses profissionais com donos de clínicas e consultórios, oferecendo um sistema de aluguel de espaços por hora”, explicou Arthur.
A solução da startup permite que profissionais de saúde aluguem consultórios apenas pelo tempo que necessitam, sem os custos fixos de manter um espaço próprio. Ao mesmo tempo, os donos de clínicas conseguem monetizar seus espaços ociosos. “Com essa solução, em menos de seis meses de operação, a Fusion já está presente em quatro estados, com mais de 70 clínicas cadastradas e quase 500 profissionais utilizando a plataforma”, completou o empresário.
Sobre o GO!RN
O GO!RN 2024 acontece nos dias 20 e 21 de setembro, no Centro de Convenções de Natal, reunindo uma ampla variedade de participantes, desde startups, micro e pequenas empresas, até investidores, geeks, entusiastas de tecnologia e games, além de personalidades do cenário digital local e nacional. O evento promovido pelo Sebrae-RN e mais de 40 correalizadores, incluindo a Prefeitura de Natal, o Governo do Estado, FAPERN, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, Metrópole Parque e o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, entre outros parceiros de destaque.