ASN RN Atualização
Compartilhe

Estudantes do RN se destacam no 2º Desafio Liga Jovem e avançam para a etapa regional

Quatro equipes foram selecionadas com projetos inovadores em áreas como educação, ciências agrárias e saúde, e agora competirão por uma vaga na final nacional
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Após uma intensa jornada de aprendizado e apresentação de projetos, foram selecionadas as quatro equipes vencedoras da etapa estadual do 2º Desafio Liga Jovem – uma iniciativa promovida pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Ideias de Futuro. A competição, uma das maiores iniciativas de empreendedorismo educacional do Brasil, premia projetos de estudantes nas categorias Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Superior que desenvolvem habilidades em criatividade, inovação, planejamento e liderança, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O Desafio atraiu mais de 40 mil participantes em todo o país, com mais de 2 mil inscritos somente no RN. Na etapa estadual, as quatro equipes selecionadas apresentaram seus projetos de forma online para uma banca de jurados, abordando diferentes problemas sociais nas áreas de educação, ciências agrárias, saúde e bem-estar. Avaliados por especialistas, os projetos foram analisados com base em cinco critérios: entendimento do público-alvo, criatividade e inovação, impacto no dia a dia da comunidade, sustentabilidade financeira e protótipo.

Os projetos vencedores no RN foram: HydroHero, da equipe Herdeiras do Sol, do Colégio CEI, na categoria Ensino Fundamental; Filtro Ecológico de Cisternas, da equipe J52, da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, na categoria Ensino Médio; NatureGuard Bov, da Escola Estadual Severiano Melo, na categoria Ensino Profissional; e EasyPipet, da equipe Assistive Tech, da UFRN, na categoria Ensino Superior.

Segundo Everton Lucena, gestor do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae-RN, o estado se destacou tanto no número de inscrições quanto na qualidade dos projetos enviados, consolidando-se na maior competição de empreendedorismo e inovação do Brasil.

“Isso mostra como nossos jovens estão pensando em como podem empreender no futuro. Identificamos várias ideias com um viés social, pensadas para solucionar problemáticas locais, todas com sustentabilidade financeira. Isso mostra que eles entendem que negócios sociais podem gerar receita”, afirma.

Para Kleison Leopoldino, professor orientador da equipe Assitiv Tech, da UFRN, o desenvolvimento do projeto de tecnologia foi um processo transformador. O grupo de universitários se dedicou à criação de um equipamento que visa ampliar a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida aos laboratórios escolares, algo fundamental para garantir que todos os alunos tenham a mesma oportunidade de aprendizado prático.

“Para a etapa regional, estamos muito confiantes. Sabemos que nossa solução tem potencial para transformar ambientes como o de laboratório em locais mais acessíveis, mas também para inspirar outras iniciativas que valorizem a inclusão em todos os aspectos da educação científica”, destaca.

Agora, essas quatro equipes seguem para a etapa Regional da competição, que será realizada de forma remota. A equipe vencedora de cada categoria receberá como prêmio uma viagem para a final nacional e um celular de última geração para cada integrante, incluindo o orientador. A etapa nacional acontecerá em dezembro, reunindo 20 equipes em uma capital tecnológica brasileira, onde os grupos apresentarão seus projetos a uma nova banca de jurados, com o objetivo de evidenciar o potencial de suas inovações.

  • Desafio Liga Jovem
  • Educação empreendedora
  • empreendedorismo educacional