ASN RN Atualização
Compartilhe

Fruticultura potiguar mira expansão global em feira na Espanha

Missão empresarial do RN participa da Fruit Attraction 2024 e prospecta novos clientes da Europa e do mundo, inclusive, para pequenos produtores
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Um dos principais itens na pauta de exportações do Rio Grande do Norte em setembro deste ano, com mais de US$ 20 milhões de dólares exportados somente em melões, melancias e mamões frescos, a fruticultura potiguar busca ampliar sua participação no mercado internacional. O setor é objeto de articulação estratégica do Sebrae RN e parceiros, que mira na prospecção de novos mercados, a partir da participação de produtores de frutas do estado na Fruit Attraction 2024. O evento, um dos maiores da Europa no segmento, começou ontem (8) e segue até hoje (10), em Madri, na Espanha.

O mercado internacional é estratégico para a fruticultura potiguar. Dos 17 mil contêiners de frutas enviados do Brasil para o exterior, cerca 80% deles têm produtos de origem no Rio Grande do Norte, segundo o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex). Ao lado dos Estados Unidos, a Europa é um dos principais destinos das frutas produzidas em solo potiguar. Em 2023, somente para a Espanha, foram comercializados US$ 50 milhões de dólares no envio de frutas do RN.

É nesse contexto que, de acordo com o gestor de Fruticultura do Sebrae RN, Franco Marinho, a participação na Fruit Attraction surge como estratégia promissora para a expansão de operações globais da fruticultura potiguar. Segundo ele, a presença de compradores da Europa e do mundo no evento reúne condições favoráveis à articulação do Sebrae, que visa, principalmente, a inserção no mercado europeu de pequenos produtores atendidos pela entidade no estado.

Oportunidades e inovação

“A Fruit Attraction feira é uma grande janela de oportunidades para ampliação de mercado da fruta potiguar, com compradores do mundo inteiro. E estamos aqui, prospectando novos mercados, mostrando a qualidade da fruta potiguar. Nesse sentido, nossas expectativas são as melhores, pois estamos diante de um mercado com elevado potencial comprador e temos frutas de ótima qualidade para atender essa demanda”, avalia.

Ubiratan Carvalho é produtor de banana e de outras frutas na região de Mossoró. Ele integra o grupo de produtores que acompanha o Sebrae RN na missão empresarial à Europa. Além de novos compradores para seus produtos, o empresário revela que está de olho, também, em novas tecnologias que possam melhorar o processo produtivo em sua área de plantio.

“Como pequeno produtor, a gente quer aumentar as oportunidades de negócios, novos mercados, e a feira está sendo muito importante para isso, como também, nas novidades na área da inovação, que é uma das minhas metas aqui, buscar novas tecnologias que possam fazer a diferença no meu negócio”, enfatiza.

Expofruit na pauta

Maior evento da fruticultura no Rio Grande do Norte, a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit) também está presente nas ações estratégicas do Sebrae RN na Fruit Attraction. Ao lado do Coex e do Governo do Estado, o Sebrae trabalha na divulgação do evento a investidores europeus. Também atua fortemente na prospecção de compradores que poderão participar da rodada de negócios internacional, na próxima edição da Expofruit, em agosto de 2025, em Mossoró.

“Essa é uma oportunidade única para mostrarmos nossas frutas, a importância do nosso setor, e estamos aproveitando o momento, também, para destacar o potencial da Expofruit e, assim, atrair potenciais compradores a participarem da feira, elevando, assim, a presença das frutas potiguares no mercado internacional”, detalha Franco Marinho.

A representação do Sebrae RN, do Coex, do Governo do Estado e dos produtores de frutas participam da feira no Pavilhão Brasil, da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Presente à Fruit Attraction, o presidente do Coex, Fábio Queiroga, ressalta que a participação na feira reforça a relevância do setor de fruticultura do Rio Grande do Norte no cenário global. O estado, maior produtor e exportador de melão do Brasil, destaca-se mundialmente pela produção e profissionalismo, dentro dos padrões internacionais de exigência, na avaliação do executivo.

Relevância mundial

“Grandes oportunidades surgem em eventos de grande magnitude como este. A feira é uma ótima oportunidade de representar os produtores do RN junto à cadeia de comercialização de toda a Europa. Estamos reforçando o papel de destaque da fruticultura potiguar, principalmente pelo trabalho de excelência que nossos produtores e associados fazem para atender de maneira mais adequada possível aos critérios internacionais de produção de frutas”, pontua.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha, também integra a comitiva potiguar que participa da Fruit Attraction. Ao destacar a importância da parceria do executivo estadual junto ao Sebrae RN, o gestor acredita que a participação no evento exalta o protagonismo da fruticultura irrigada na economia do estado.

“Entendemos a importância desse setor, principalmente na capacidade que ele tem de gerar emprego e oportunidades de renda, e, também, na parte econômica, na entrada de divisas, dólares, euros, que entram na economia do RN. Esse setor transforma o semiárido do Rio Grande do Norte e brasileiro, e é de fundamental importância estarmos trabalhando junto com o Sebrae, junto com os empresários para fortalecer ainda mais esse segmento”, frisa.

No evento, a comitiva potiguar participou ainda, na terça-feira (8), do lançamento da Fruit Attraction São Paulo, que ocorrerá em 2025. Essa será a segunda edição da feira de origem europeia no Brasil. Em abril deste ano, A Fruit Attraction reuniu centenas produtores e expositores de países da América Latina e do Brasil. Entre eles, pequenos produtores do Rio Grande do Norte. Para o próximo ano, a ideia é ampliar o número de participantes do estado no evento.

Sobre a Fruit Attration

Uma das principais feiras de fruticultura da Europa, a Fruit Attration reúne mais de dois mil expositores de frutas e vegetais de 145 países. O evento se tornou uma das principais referências para a comercialização mundial de frutas e vegetais. Para a edição deste ano, a feira tem como novidade a área denominada Innova&Tech, destinada à apresentação de técnicas e produtores inovadores destinados ao setor.

-

  • agronegócio
  • Fruit Attraction
  • Fruticultura
  • Missão Internacional