Para fortalecer o conhecimento e explorar oportunidades no crescente mercado de produtos e serviços para animais domésticos, o Seminário Mercado Pet foi realizado na segunda-feira (14), como parte da programação da Agência Sebrae na 62ª Festa do Boi, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim/RN. O evento trouxe três palestras que abordaram as tendências e oportunidades do setor, o novo panorama regulatório da aquariofilia no Brasil e estratégias de marketing de baixo custo.
Renata Montenegro, médica veterinária e especialista no setor, apresentou o primeiro tema, Tendências e Oportunidades no Mercado Pet. Segundo ela, “os pets estão cada vez mais integrados à rotina das famílias brasileiras”, com uma média de 1,6 animal por residência. No Rio Grande do Norte, Montenegro apontou que o mercado está em plena expansão, com um crescimento de 20% na distribuição de produtos estéticos e 7% em medicamentos veterinários nos últimos 12 meses.
A veterinária também destacou o impacto do e-commerce e o crescimento do mercado varejista e do agronegócio ligados ao setor pet. “Vimos um aumento de 4,8% no número de criadouros, e o segmento de peixes ornamentais registrou uma alta expressiva de 12%, gerando empregos em várias regiões”, comentou. Ela ainda mencionou que o número de empregos no setor pet chegou a 3,3 milhões em 2023, 6,5% a mais do que no ano anterior.
Entre as principais tendências, Montenegro mencionou o avanço da alimentação natural e funcional, com produtos sem conservantes, orgânicos e até refeições personalizadas para as necessidades específicas dos pets. Além disso, ressaltou o crescimento do turismo pet-friendly, com famílias levando seus animais em viagens, e a expansão de serviços especializados, como consultorias de comportamento, adestramento humanizado e o uso de tecnologias digitais para o bem-estar dos animais.
Aquariofilia e regulamentação
Felipe Weber, engenheiro de aquicultura e consultor técnico, abordou o tema dos peixes ornamentais na palestra “Um Novo Panorama Regulatório da Aquariofilia no Brasil”. Weber explicou que “qualquer peixe pode ser considerado ornamental, desde que mantido em um ambiente adequado”. Ele ressaltou que o Brasil, com sua vasta diversidade de espécies de peixes tropicais de água doce, tem potencial para ser o maior exportador mundial de peixes ornamentais.
O mercado global de peixes ornamentais cresceu de US$ 4,2 bilhões em 2017 para uma previsão de US$ 6,2 bilhões em 2024, informou Weber. No entanto, o Brasil enfrentou uma queda nas exportações devido a regulamentações mais rígidas. Ele destacou, porém, que a Portaria SAP/MAPA 17/2021 contribuiu para a retomada das exportações. “Precisamos mapear o mercado e promover a regularização das empresas”, afirmou, citando que, no Rio Grande do Norte, apenas 254 das quase 2.000 empresas do setor estão regularizadas.
Marketing de baixo custo
Tatiana Jardim, publicitária e especialista no segmento pet, trouxe dicas práticas na palestra “Segredos para Vender Mais sem Investir Muito”. Ela ressaltou que “a humanização dos pets está impulsionando o mercado”, e destacou a importância de uma relação próxima entre clientes e vendedores, o que, segundo ela, é essencial para a retenção dos consumidores. “O mau atendimento é um dos maiores problemas de retenção”, afirmou Jardim, recomendando que os vendedores sejam treinados para atuar como consultores, criando uma experiência de compra personalizada.
Entre as estratégias sugeridas, Jardim recomendou a prática da venda adicional, observando o giro de estoque e melhorando a disposição dos produtos nas prateleiras, destacando aqueles em promoção ou com validade próxima.