ASN RN Atualização
Compartilhe

Inovação e sucessão em foco na Festa do Boi 2024 com a Agência Sebrae

Palestras do Eli Conecta ressaltam a importância da conexão entre jovens e produtores
Por Especial Festa do Boi 2024
ASN RN Atualização
Compartilhe

A 62ª edição da Festa do Boi, a maior feira de agropecuária do Nordeste, tem sido um palco de destaque para debates essenciais para o agronegócio. Durante o ELI Conecta, temas como inovação e sucessão na zona rural foram abordados, com ênfase em casos de sucesso que ilustram o potencial de crescimento e transformação do setor. O momento ocorreu no palco Juntos Pelo Agro, no espaço da Agência Sebrae na Festa do Boi 2024, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim/RN.

Entre os destaques, a palestra sobre sucessão e empreendedorismo, apresentada por Shiavo Álvares e Marcos Mindelo, da Cachaçaria Extrema, abordou a importância de conectar os jovens aos produtores. A Cachaçaria, que atua no mercado de cachaça orgânica há 20 anos e está sob nova gestão há três anos, implementou novas tecnologias e iniciou uma nova plantação. Com novas ações, e forte atuação no marketing, cresceu de quatro para mais de 32 produtos, evidenciando como a força empreendedora jovem é fundamental para a continuidade e inovação no agronegócio.

Karrie Medeiros, do projeto de encadeamento produtivo da Suínos Jucurutu. | Foto: Luana Tayze

A palestra “Construindo uma nova era para a suinocultura do RN” foi apresentada por Luizinho Lopes e Karrie Medeiros, do projeto de encadeamento produtivo da Suínos Jucurutu. Eles destacaram o fortalecimento do trabalho cooperado e a transformação da empresa, que, após atuar como produtores de leite, investiu no mercado de suínos durante a pandemia. Com um abatedouro/frigorífico de 1.300 m², a Suínos Jucurutu já oferece 55 produtos, incluindo linguiças, cortes e produtos defumados, com previsão de comercialização a partir de janeiro de 2025.

Outra palestra significativa foi a de Daniele Leonel, coordenadora de inovação do Hub CNA. Ela enfatizou a importância da inovação no agronegócio, ressaltando que não se limita apenas à tecnologia, mas também abrange mudanças em processos.

“Não precisa ser criativo, mas é necessário ter habilidade para resolver problemas”, explicou. Daniele apresentou exemplos de aproveitamento de oportunidades, incentivando os participantes a refletirem sobre o potencial de inovação em seus contextos. O Hub CNA tem se dedicado a unir o agro e a tecnologia, mapeando 493 startups, das quais 93 foram triadas e apresentadas no sistema CNA/Senar/ICNA, resultando em 53 reuniões com diferentes startups.

Danielle Leonel, coordenadora de inovação do Hub CNA. | Foto: Luana Tayze

Relatando o histórico, a coordenadora conta que até o final de 2023, quatro startups estavam ativas no Hub CNA; no início de 2024, esse número cresceu para 15. Atualmente, o Hub possui 138 startups em seu portfólio, todas voltadas para o setor agro. É o maior programa de impulsionamento de startups do agro, com 127 delas certificadas. Daniele finalizou enfatizando que “empreender não é apenas abrir empresas”. Segundo Leonel, a equipe do Hub busca validar essas soluções e tem como objetivo expandir suas ações para mais estados, promovendo uma rede de inovação sólida no agronegócio.

Sebrae na Festa do Boi

A Agência Sebrae na Festa do Boi é o espaço de atendimento estruturado pelo Sebrae-RN em uma área de 5.000m² no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim/RN durante a tradicional Festa do Boi, que está em sua 62º edição. A Agência é caracterizada por este ecossistema colaborativo que fomenta a inovação e sustentabilidade nos pequenos negócios rurais e vem se consolidando a cada edição como uma grande central de negócios para os nossos empreendedores locais.

  • Agência Sebrae Festa do Boi 2024
  • Agência Sebrae na Festa do Boi