ASN RN
Compartilhe

Hub Caju põe assistência técnica na palma da mão de produtores

Plataforma digital foi lançada nesta quarta-feira (30), no seminário técnico Caju Conecta, em Mossoró, e congrega informações sobre cajucultura
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Mossoró/RN- Uma das mais representativas atividades agrícolas do Nordeste brasileiro, a cajucultura caminha para se tornar ainda mais competitiva e sustentável, a partir de ferramenta que torna o conhecimento técnico mais acessível para produtores rurais. Trata-se do Hub Caju, plataforma digital lançada nesta quarta-feira (30), na 2ª edição do seminário técnico Caju Conecta, no auditório da Ufersa, em Mossoró/RN. O Hub Caju reúne, em um só espaço, informações qualificadas para auxiliar produtores de caju sobre todas as etapas dessa atividade produtiva.

Desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical e ancorado na plataforma Ater+ Digital, o Hub Caju atuará fortemente para mitigar o baixo índice de acesso à assistência técnica, considerado um dos principais gargalos da produção agrícola familiar. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente 18% dos agricultores familiares brasileiros conseguem acessar a assistência técnica e extensão rural.

Ana Cristina Portuga, da Embrapa Agroindústria Tropical apresentou a plataforma. Foto: Allan Phablo

Presente ao lançamento do Hub Caju, a pesquisadora Ana Cristina Portugal, da Embrapa Agroindústria Tropical, detalhou a plataforma e sua funcionalidade aplicada ao fortalecimento da cajucultura. Ela explica que um dos principais diferenciais da ferramenta é a concentração de informações selecionadas, com respaldo técnico e científico da Embrapa e de outros parceiros.

“O produtor poderá ter na palma da mão, acessando pelo celular, uma gama enorme de conteúdos, todos pensados e produzidos com base em estudos científicos, mas que poderá ser acessado de forma fácil, a qualquer momento e de fácil compreensão”, detalha.

Funcionalidade

A ferramenta possui linguagem simples e fácil navegação, e é composta por conteúdos elaborados a partir de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa. Entre as informações disponíveis no Hub Caju, estão vídeos, publicações, cursos, aplicativos e podcasts, que detalham recomendações de tecnologias e orientações técnicas para uma produção com qualidade. Disponibiliza, ainda, estudos que auxiliam na identificação de pragas comuns ao cultivo, manejo, coleta de solo e boas práticas de coleta e processamento do caju.

A ferramenta reforçará ações já desenvolvidas por entidades como Sebrae RN, que, entre outras iniciativas, trabalha na revitalização da cajucultura potiguar, a qual, somente nos municípios de Serra do Mel, Apodi e Severiano Melo, impacta mais de 650 pequenos produtores de caju.

O gestor de Fruticultura do Sebrae RN, Franco Marinho, acredita que, somadas, as medidas desenvolvidas pela Embrapa, Sebrae e outros parceiros impulsionarão o fortalecimento da cajucultura, especialmente no Rio Grande do Norte.

“Sem as parcerias, não seria possível elevar tanto o nível da cajucultura. O que estamos vendo aqui no estado é exatamente o resultado da soma de esforços em prol do crescimento da atividade, com forte atuação no sentido de tornar a atividade mais tecnificada e rentável. E isso será alcançado através do acesso ao conhecimento técnico, seja por meio do Hub Caju, seja através de orientação técnica que levamos aos produtores”, pontua.

Caju Conecta

Esta é a segunda edição do Caju Conecta. Promovido pela Embrapa Agroindústria Tropical, com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte e outros parceiros, o seminário técnico teve início ontem (29), com visitas técnicas a áreas de cultivo e agroindústria de polpa nos municípios de Apodi e Severiano Melo.

Ao longo de toda esta quarta-feira (30), o evento reuniu, no auditório da Ufersa, especialistas e produtores para debater os caminhos para a atividade no Brasil, em programação científica composta por palestras e mesas-redondas. A programação segue nesta quinta-feira (31), com visita técnica à Coopercaju, no município de Serra do Mel.

O Caju Conecta compreende ainda realização de uma oficina de produção de salgados a partir da fibra de caju. A iniciativa, também realizada hoje (30), no Senac Mossoró, foi conduzida pela chef e empresária paraibana Maiara Sousa. A iniciativa compreendeu Aulão Show (9h às 12h), sobre preparo de empada de fibra de caju, coxinha de fibra de caju e pão de caju; oficina de preparação dos produtos (14h às 17h), e Festival Gastronômico do Caju, na Cervejaria Bacurim (19h30).

  • cajuconecta
  • cajucultura
  • Mossoró