O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) realizou nesta quinta-feira(21), o primeiro dia de Sessão de Negócios durante a programação da RuralTur 2024, a maior feira de turismo rural da América Latina. O evento, que ocorre entre os dias 21 e 23 de novembro no Coreto O Guarani em Currais Novos/RN, promete atrair empreendedores, produtores e entusiastas do setor.
A sessão de negócios acontecerá novamente na sexta-feira (22) no Salão Nobre da Prefeitura de Currais Novos. O momento é dedicado a conectar empreendedores com potenciais parceiros e clientes, promovendo o intercâmbio de ideias e oportunidades de mercado. Segundo o Sebrae-RN, o objetivo é fortalecer a economia local, incentivando o desenvolvimento de negócios sustentáveis ligados ao turismo rural, agroturismo e economia criativa.
Formato interativo
A dinâmica da sessão é voltada para a troca de contatos e a exposição de produtos e serviços em apresentações rápidas, permitindo que os participantes exibam seus negócios por meio de pitches de vendas e conheçam potenciais parcerias de forma objetiva.
Participam da sessão 34 empresários ofertantes do RN, CE, BA, PB, MA, PI e ES e 50 potenciais compradores. Entre os produtos estão itens de artesanato, gastronomia típica, meios de hospedagem, experiências culturais, entre outros.
Jaqueline Freitas, idealizadora da Vila Marical, que é um espaço temático, voltado para o turismo em Remígio, na Paraíba. Ela participou deste primeiro dia apresentando seu negócio que é um local que conta com uma réplica da Igreja Matriz, padaria, bodega, coreto, a casa de alguns moradores da sua cidade. ”A Vila Marical surgiu do meu sonho de empreender no turismo. Participar desta sessão de negócios na RuralTur foi muito positivo, pois eu pude apresentar meu empreendimento, pude vendê-lo para as pessoas que lá se encontravam. Consegui alguns contatos com o pessoal e espero em breve fechar alguns negócios, algumas visitas que estarão por lá no nosso espaço”, completou.
Impacto para o turismo rural e a economia local
De acordo com Ana Carolina Ribeiro, gestora de indústria de alimentos e bebidas do Sebrae-RN e organizadora da ação, a sessão de negócios reforça a relevância da RuralTur como plataforma de promoção do turismo rural e do empreendedorismo no estado. “O turismo rural tem se mostrado uma ferramenta poderosa de desenvolvimento econômico, especialmente para as pequenas comunidades. Nossa missão é conectar esses pequenos empreendedores com grandes oportunidades”, destacou.
Além da sessão de negócios, a RuralTur 2024 contará com uma programação diversificada, incluindo seminários, palestras, workshops, oficinas, exposições e apresentações culturais, reafirmando sua posição como um evento essencial para quem atua ou deseja ingressar no setor de turismo rural.
Sobre a RuralTur
A 20ª edição da RuralTur, Feira Nacional de Turismo Rural, acontece de 21 a 23 de novembro, na cidade de Currais Novos, no Largo do Coreto O Guarani, em um espaço de 6 mil m². O evento, que reúne mais de 4 mil pessoas, conta com 50 estandes e expositores de 8 estados brasileiros. Realizado pelo Sebrae-RN, em parceria com o Governo do RN e a Prefeitura de Currais Novos, a feira está consolidada como referência no setor, tendo como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável das áreas rurais por meio de uma programação rica e diversificada.
Mais informações: https://material.rn.sebrae.com.br/ruraltur.