No coração da Feira RuralTur, um dos maiores eventos de turismo rural do país que acontece até este sábado(23) em Currais Novos/RNl, o Sebrae-RN conduziu uma iniciativa que une inovação, tecnologia e fortalecimento da economia criativa no estado do Rio Grande do Norte. Por meio de mentorias realizadas com 17 empreendedores que expuseram seus produtos no Espaço de Artesanato e Origem Potiguar, receberam orientações estratégicas para alavancar suas vendas.
A iniciativa utiliza dados lançados pelos próprios participantes e que são analisados por uma assistente virtual para oferecer insights personalizados aos empreendedores. Essas informações serviram como base para os consultores do Sebrae orientarem artesãos e expositores da área de alimentos e bebidas potiguares, auxiliando-os a aprimorar suas abordagens comerciais, a precificar seus produtores e assim conquistar melhores resultados.
Destaques das mentorias
Entre as ações práticas desenvolvidas no último dia da mentoria, estratégias práticas para aumentar o valor médio das vendas. Com orientações específicas e adaptadas à realidade de cada expositor, a iniciativa busca não apenas melhorar o desempenho individual, mas também fortalecer a percepção do público de qualidade dos produtos potiguares.
“Trabalhamos para transformar dados em estratégias de venda que realmente façam a diferença pra eles. Nosso objetivo é capacitar esses empreendedores para que saiam da RuralTur mais preparados e confiantes para lidar com o mercado competitivo com base já da experiência prática vivenciada aqui”, explicou Maézia Teodora, gestora de Economia Criativa do Sebrae-RN e que coordenou esse projeto.
Com eventos como a RuralTur, que atraem visitantes de diferentes partes do país, o foco no aprimoramento das vendas é uma maneira de impulsionar o impacto econômico na região. “Os dados iniciais coletados apresentam um bom resultado com vendas que ultrapassam os R$ 20 mil nesses três dias de evento”, completou Maézia.
Dona Margareth Gomes, da Mãos Divinas Artesanato, localizada em Santa Cruz/RN, foi uma das participantes da iniciativa. “Sempre sigo aprendendo mais e mais com as ações do Sebrae em prol do crescimento e desenvolvimento do artesanato potiguar”, comentou.
A Feira RuralTur foi como um palco para inovação, integração e aprendizado, mostrando que a combinação de tradição e tecnologia que gerou oportunidades para os pequenos empreendedores potiguares.