Os esforços do Sebrae no Rio Grande do Norte em prol do empreendedorismo e do fortalecimento dos pequenos negócios seguem firmes no interior do estado. Na noite de terça-feira (14), a Agência Sebrae no Alto Oeste, em Pau dos Ferros, realizou capacitação para conscientizar Microempreendedores Individuais (MEIs) sobre os benefícios da emissão de notas fiscais. A palestra “O poder da nota fiscal”, no auditório da agência, salientou a expedição do documento como indutora da legalização dos negócios e da abertura de novas oportunidades comerciais.
Entre os pontos abordados na palestra, ministrada pelo trainee do Sebrae-RN, Marcos Vinícios Lima, destaca-se a importância da utilização da nota fiscal como diferencial competitivo. A emissão do documento costuma ser exigência básica entre empresas na hora de contratar prestadores de serviços.
“O empreendedor que domina a prática da emissão da nota fiscal amplia sua carteira de clientes. Além disso, a nota fiscal pode ser um comprovante importante para instituições financeiras, facilitando a obtenção de crédito e financiamentos”, exemplifica.
A capacitação detalhou, ainda, os tipos de nota fiscal existentes e as principais diferenças entre elas. Na oportunidade, os empreendedores aprenderam, de forma prática, a emitir a nota fiscal, seguindo os sistemas oferecidos pelo Governo Federal e pelo Sebrae.
Licitação
Marcos Vinícios Lima ressalta que, embora ainda desconhecida de boa parte dos empreendedores, a emissão da nota fiscal possui outra utilidade capaz de elevar o microempreendedor ao patamar de fornecedor para instituições públicas.
“A participação em licitações públicas parece algo muito distante, especialmente para microempreendedores individuais, e a capacitação veio para mostrar que é possível fornecer para entes públicos. E tudo começa mediante formalização e emissão de nota fiscal”, pontua.
Francisco Sormangem Assis formalizou o negócio de produção de bolos e doces há pouco mais de um ano. Microempreendedor individual, ele conta que a capacitação ajudou a abrir os horizontes sobre os benefícios e oportunidades a partir da emissão de notas fiscais.
“A capacitação nos trouxe, realmente, o conhecimento sobre o poder da nota fiscal, e como nós, empreendedores, podemos nos beneficiar por emitir o documento. Informações como essas servem para nós empreendedores avançarmos, com a ajuda e a parceria do Sebrae. Que mais capacitações como essa possam acontecer”, destaca Sormangem.
Fale conosco
Durante a palestra, os participantes conheceram ainda o serviço Fale Conosco, do portal digital do Sebrae. A ferramenta possibilita que, por meio de videochamada, consultor ou atendente do Sebrae oriente o empreendedor sobre a elaboração da nota fiscal.
O atendimento é gratuito e beneficia micro e pequenos empresários, por meio do auxílio à emissão do documento, tanto por meio do emissor do Gov.br quanto pelo emissor do Sebrae.
A palestra “O poder da nota fiscal” integra as estratégias da Agência Sebrae Alto Oeste para promover o suporte aos empreendedores de Pau dos Ferros e região. Focada nas necessidades e no estímulo às potencialidades empreendedoras, as capacitações objetivam estimular a sustentabilidade dos pequenos negócios na região do estado conhecida como “tromba do elefante”.