ASN RN
Compartilhe

Artesãos inovam na Fiart 2025 com chatbot de IA para gestão de vendas

Tecnologia desenvolvida pelo Sebrae-RN agiliza atendimentos, registra transações em tempo real e melhora o controle financeiro dos empreendedores
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Atendendo a uma necessidade dos artesãos, o Sebrae-RN desenvolveu uma solução de Inteligência Artificial que transforma a forma como empreendedores do setor registram e analisam suas vendas, além de otimizar a comunicação com os clientes: um chatbot inteligente para WhatsApp.

A tecnologia foi utilizada pela primeira vez pelos artesãos que expuseram seus produtos nos espaços Sebrae durante a 30ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), realizada de 24 de janeiro a 2 de fevereiro.

Desenvolvida pelo IALab – Laboratório de Inteligência Artificial do Sebrae-RN –, a ferramenta permite o cadastro e a consulta de vendas por meio de uma integração com um banco de dados. Além disso, o chatbot automatiza interações pelo WhatsApp, respondendo dúvidas dos clientes e registrando transações em tempo real, tornando o processo de venda mais dinâmico e eficiente.

Rafaella Leite e sócia Lívia Garcia do Estúdio Lira testaram e aprovaram a solução. Foto: Tiago Lima

Para a ceramista Rafaella Leite, o uso do chatbot foi um facilitador da comunicação das informações de venda. “Tive algumas dificuldades iniciais devido ao processo de adaptação à ferramenta. No entanto, ao final do evento, a etapa de registro das apurações funcionou bem. Ter esse compilado com o auxílio da IA será muito importante e até mesmo estratégico”, relata.

Maezia Teodora, gestora da Economia Criativa do Sebrae-RN, explicou que a necessidade de otimizar o controle de vendas dos artesãos motivou a criação da solução pelo IALab. A expectativa é expandir a solução para disponibilizar mais funcionalidades e suporte ao cliente durante feiras e eventos.

Ao ter acesso aos dados, orientamos os artesãos sobre como melhorar ou potencializar as vendas. Com isso, eles ganham mais tempo para se dedicar à sua arte, utilizando a tecnologia para atendimento e gestão das transações. Além disso, eles receberão relatórios individuais em que poderão analisar seu desempenhoMaezia Teodora, gestora de Economia Criativa do Sebrae-RN.

Entre os benefícios para os empreendedores estão o atendimento ininterrupto aos clientes, a automatização do registro de vendas e a integração de respostas automatizadas no processo de atendimento.

Embora chatbots para WhatsApp já sejam amplamente utilizados em diferentes setores, essa solução se destaca por sua personalização para as necessidades dos artesãos. A integração com sistemas de gestão de vendas representa um avanço significativo, tornando o uso da tecnologia mais acessível e eficiente para esse público.

Para Carlos von Sohsten, gestor do IALab, os resultados foram positivos tanto do ponto de vista tecnológico quanto da aceitação pelos artesãos. “É uma inteligência artificial acessível às mãos do artesão, demonstrando que a IA pode ser usada de forma simples, mesmo por aqueles que não têm tanta familiaridade com tecnologia. Agora, o próximo passo é seguir aperfeiçoando a ferramenta continuamente”, afirmou.

Vendas nos espaços Sebrae alcançaram mais 14 estados brasileiros e três países. | Foto: Tiago Lima

Resultados

Nos dez dias de feira, os artesãos atendidos pelo Sebrae-RN registraram um volume de vendas superior a R$ 100 mil, totalizando quase quatro mil transações. A clientela ultrapassou as fronteiras do Rio Grande do Norte, alcançando consumidores de 14 estados brasileiros e três países – Alemanha, França e Portugal. Entre os estados brasileiros, houve destaque para Minas Gerais, Paraná e São Paulo, além de regiões vizinhas como Paraíba e Pernambuco.

Todos esses dados foram registrados com o auxílio do chatbot, permitindo um mapeamento mais preciso do perfil do consumidor e do desempenho das vendas.

“Estamos muito felizes com essa tecnologia, que agora está à disposição dos artesãos atendidos pelo Sebrae. A partir dos dados gerados, eles podem analisar o desempenho das vendas e planejar futuras participações em feiras com base no comportamento do consumidor”, celebrou Maezia.

  • Fiart 2025; economia criativa; artesanato
  • Inteligência Artificial; IALab