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RN mira crescimento no turismo de cruzeiros com estudo inédito do Sebrae/RN e Governo do RN

Documento traça panorama detalhado do setor e aponta caminhos para consolidar a capital potiguar como destino estratégico para navios de cruzeiro no Brasil.
Por Redação
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Com o mar como cenário privilegiado e vocação natural para o turismo, o Rio Grande do Norte dá mais um passo estratégico para fortalecer sua presença no mercado de cruzeiros marítimos. O Sebrae/RN e Governo do Estado- por meio da Setur/RN e da Companhia Docas do RN (Codern)- lançaram na manhã desta quarta-feira (09) um estudo, intitulado “Mercado e impacto econômico de cruzeiros em Natal-RN”.

A publicação mapeia o cenário atual, os desafios e as oportunidades para transformar o estado em um polo mais atrativo para as grandes rotas de cruzeiros no Brasil. A apresentação do documento aconteceu durante a 91ª Reunião Ordinária do CONETUR- Conselho Estadual de Turismo, um órgão que reúne representantes da cadeia produtiva do turismo do Rio Grande do Norte.

“O potencial que nossa capital possui, com suas belezas naturais e uma infraestrutura em desenvolvimento, nos coloca em uma posição privilegiada para atrair visitantes de todo o mundo. Nosso estudo, feito em parceria com o Governo do Estado, mapeia não apenas os desafios que enfrentamos, mas também as oportunidades que todos os envolvidos devem abraçar. A colaboração entre o Sebrae, a Setur-RN e demais envolvidos na cadeia produtiva do turismo é fundamental para a implementação das recomendações sugeridas no estudo”, disse João Hélio Cavalcanti, diretor Técnico do Sebrae/RN.

Diagnóstico completo do setor
A pesquisa elaborada em conjunto pelas instituições oferece um diagnóstico aprofundado do setor de cruzeiros em Natal, incluindo dados sobre as temporadas recentes, o perfil dos navios que atracam na capital, o volume de turistas desembarcados e os principais gargalos enfrentados. Entre os pontos destacados, estão a infraestrutura do Porto de Natal, as limitações operacionais e a necessidade de ampliar os serviços de receptivo para os cruzeiristas.

O estudo também propõe soluções estratégicas para qualificar a experiência turística, como a criação de roteiros personalizados para passageiros, ações de sensibilização com comerciantes e taxistas, sinalização bilíngue nos pontos turísticos e melhorias na acessibilidade urbana.

“Este estudo é um passo fundamental para posicionarmos Natal como um destino estratégico para o turismo de cruzeiros no Brasil. A pesquisa não só revela o potencial da cidade, mas também aponta soluções concretas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades, fortalecendo nossa economia e promovendo um turismo responsável e sustentável”, disse Marina Marinho, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte.

Outro destaque é o incentivo à articulação entre entes públicos e privados para garantir um planejamento integrado, capaz de transformar Natal em destino regular nas rotas das principais operadoras de cruzeiros. O Sebrae-RN também aponta caminhos para estimular a economia local a partir da chegada dos cruzeiros, fortalecendo o empreendedorismo no entorno do Porto e nas zonas turísticas da cidade.

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Yves Guerra, gestor da área de Turismo do Sebrae-RN ao lado das representantes do Governo do RN

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Além da preocupação econômica, o estudo enfatiza o turismo responsável e sustentável. O estudo propõe medidas que respeitam a cultura local, valorizam os produtos regionais e promovem práticas que minimizem o impacto ambiental das operações de cruzeiros, alinhando o setor às tendências globais de sustentabilidade.

Com base nesse estudo, Natal se posiciona para dar um salto qualitativo no turismo de cruzeiros, transformando oportunidades em resultados concretos para a cidade, os empreendedores locais e os visitantes.

Entre as principais considerações do estudo estão:

1.Mapeamento de 50 embarcações de Cruzeiro recebidas no Brasil, dessas: 

14 navios (28%) já atracaram ou estão programados para atracar no Porto de Natal (2025 e 2026); 

20 embarcações (40%) operam no Nordeste brasileiro; e

16 embarcações (32%) não possuem itinerários que incluam o Nordeste.

2. Com a reforma prevista, 42 das 50 embarcações mapeadas poderão atracar no porto, visto que não existirá mais limitações de calado aéreo e boca (largura) 

As 8 embarcações que ficam limitadas são devido ao comprimento maior que 300m.

3. A reforma traz uma grande mudança a nível do volume de passageiros, onde poderá receber não somente mais navios, mas também navios maiores:

Atualmente a média da capacidade de passageiros dos 20 navios que podem atracar no porto é de 601 passageiros; 

• Com a reforma a média vai para 1.514 passageiros, além disso, o total também aumenta, saltando de 12.016 para 63.596 (aumento de 429,3%) . 

  • Mapeamento; Dados; Cruzeiros