ASN RN Atualização
Compartilhe

Sebrae-RN apresenta soluções para gestão pública em reunião com a Prefeitura de Parnamirim

Com base em dados e experiências práticas, instituição propõe estratégias para apoiar a nova gestão municipal.
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Novas soluções inovadoras para uma gestão pública mais eficiente foram apresentadas na tarde da última terça-feira (15) aos secretários municipais e à prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, pelo Sebrae-RN. A reunião, realizada na sede da Prefeitura, contou com a presença do diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano, e de integrantes da equipe técnica da instituição. O encontro teve como objetivo discutir oportunidades de parceria para estimular o empreendedorismo na cidade.

Atualmente, segundo dados da Receita Federal, a cidade de Parnamirim possui 95,38% de micro e pequenas empresas entre os negócios ativos. Do total de 28.649 empresas registradas, 26.336 são pequenos negócios: 16.124 enquadradas como microempreendedores individuais (MEI), 8.829 como microempresas (ME) e 1.383 como empresas de pequeno porte (EPP).

O setor de Serviços é o que mais se destaca em 2024, com 16.055 empresas ativas, das quais 90,17% são pequenos negócios. Em seguida, vem o setor do Comércio, com 8.200 empresas. Juntos, esses dois setores representam 84,66% do total de empresas ativas em Parnamirim, sendo a grande maioria formada por micro e pequenos negócios. Outros setores com menor representatividade incluem indústria, construção e agropecuária.

“O início de uma gestão municipal costuma ser um momento de muitas informações e demandas. Nesse contexto, o Sebrae se coloca à disposição para colaborar, oferecendo um portfólio de soluções que podem contribuir diretamente com a administração pública. Estamos de portas abertas e prontos para construir essa agenda em parceria com os gestores”, afirmou o diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano.

A prefeita Nilda, por sua vez, ressaltou a importância de fortalecer a parceria com o Sebrae e destacou que o objetivo comum é contribuir para o crescimento da cidade.

Soluções e estratégias para fortalecer o empreendedorismo local

Durante a reunião, a equipe do Sebrae detalhou as ações já realizadas na região. Segundo Thales Medeiros, gerente da Agência Sebrae Grande Natal, nos últimos três anos mais de 80% das empresas locais foram atendidas pela instituição, que se posiciona como rede de apoio ao empreendedor potiguar. Foram destacadas iniciativas como atendimentos individuais nas agências, nas Lojas do Empreendedor e nas Salas do Empreendedor, além da realização de grandes eventos como Expo Conecta, Festa do Boi, Mossoró Oil & Gas e GoRN.

A apresentação também abordou os diversos segmentos atendidos pelo Sebrae-RN, como fruticultura, turismo, têxtil e confecções, energias (petróleo, gás e renováveis), além de projetos estruturantes voltados para economia criativa, apicultura e meliponicultura, leite e derivados, aquicultura, produção orgânica e negócios de impacto social.

No campo das políticas públicas, o analista Thales Rodrigues reforçou a atuação nas Salas do Empreendedor, espaços criados em parceria com os municípios com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/2006). Em 2024, o projeto já alcançou 164 municípios do RN, com mais de 9 mil CNPJs atendidos apenas este ano. A proposta é avançar além dos serviços básicos voltados ao MEI, oferecendo mais 33 soluções diferentes, incluindo crédito e compras públicas.

A pauta da inovação também teve espaço. A analista de Inovação do Sebrae-RN, Algéria Varela apresentou a metodologia de Ecossistemas Locais de Inovação (ELI), adotada pelo Sebrae desde 2019. O modelo estimula a articulação entre governo, instituições de ensino e sociedade para estruturar ambientes favoráveis ao empreendedorismo inovador. Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 10 ecossistemas implementados em cidades como Natal, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Currais Novos. A atuação envolve desde planos de ação até o apoio na construção de Leis Municipais de Inovação.

Nesse contexto, o programa Catalisa Gov foi apresentado como uma estratégia para qualificar as compras públicas por meio de soluções inovadoras, com suporte técnico e jurídico ao longo de 18 meses de consultorias. A proposta busca promover inovação aberta na gestão pública, preparando prefeituras para utilizar marcos legais de incentivo ao empreendedorismo.

-

Encerrando as apresentações, o gestor do IA LAB, Carlos von Sohsten destacou a importância dos dados na gestão pública como elemento essencial para decisões assertivas. A partir da atuação do Datalab, o Sebrae-RN oferece inteligência analítica aplicada a indicadores econômicos e sociais, com foco em resultados mensuráveis. Soluções como o “EngajAi” — ferramenta baseada em inteligência artificial integrada ao WhatsApp — foram apresentadas como alternativas para facilitar a comunicação entre o cidadão e a administração municipal. A ferramenta permite o recebimento de demandas, reclamações e sugestões, gerando relatórios diários com os principais temas abordados pela população, auxiliando a gestão no monitoramento e na tomada de decisões.

Oferta de Educação Empreendedora às escolas municipais

Em outro momento, houve um encontro realizado com gestores e diretores das escolas municipais de Parnamirim. O analista Everton Lucena, gestor de Educação Empreendedora do Sebrae-RN, apresentou as soluções do Sebrae-RN voltadas à educação empreendedora. Na ocasião, os participantes conheceram o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), o jogo de tabuleiro Se Liga no Futuro e o projeto IGBIN de educação empreendedora.

As iniciativas são desenvolvidas em sala de aula com orientação dos professores, que recebem apoio técnico do Sebrae. A proposta agora segue para a fase de adesão, que é gratuita. As escolas interessadas têm até o dia 30 de abril para confirmar a participação. O Sebrae fornece os materiais de apoio para professores e alunos, não sendo necessário investimento por parte das escolas.

  • Hub de Soluções