ASN RN Atualização
Compartilhe

Artesanato e moda autoral marcam participação do Sebrae-RN no Midway Fashion Days

Evento reúne marcas autorais potiguares em desfiles que destacam o artesanato e a indústria da moda no Rio Grande do Norte
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

A força criativa da moda potiguar ganhou os holofotes na edição outono-inverno do Midway Fashion Days, promovido pelo shopping Midway Mall, em Natal. Com participação do Sebrae-RN, a programação iniciou nessa terça-feira (15) e segue até quinta-feira (17), reunindo pequenos e médios negócios atendidos pela instituição, além de lojas do mall.

Logo na abertura do evento, o “Momento Sebrae” deu o tom da proposta: valorizar marcas autorais potiguares que aliam autenticidade, design e regionalidade. No primeiro dia, o destaque foi o artesanato, com desfiles das marcas Casa do Artesão, Santá Artesanal e Villa Dharma — trazendo uma diversidade de cores, formas e referências culturais.

Foto: Isadora Aragão

Entre os destaques, esteve a coleção Inharé Sagrado, da marca Santá Artesanal, com peças produzidas em linho puro, com bordados manuais em ponto cruz e bainha aberta. A coleção revela um aspecto pouco conhecido da cidade de Santa Cruz: a cultura em torno da árvore Inharé, considerada sagrada. Cada peça traz representações dessa árvore, conectando o fazer artesanal à memória e identidade local.

“Essa é a terceira vez que participo do desfile e continuo porque percebo o impacto no meu negócio: mais reconhecimento e aumento nas vendas. Hoje apresentamos uma coleção que resgata os valores culturais da região Trairi. É uma das duas coleções que conseguimos desenvolver com apoio do Sebrae-RN”, destacou a bordadeira Margareth Gomes, da Santá Artesanato Conceitual.

A Santá Artesanato Conceitual é um espaço de cocriação e comercialização de produtos que expressam a beleza e a identidade da cidade de Santa Cruz, na região do Seridó potiguar. As peças retratam histórias, valores e culturas locais. Atualmente, a associação conta com 22 artesãos ativos, em sua maioria mulheres.

Estreando na passarela, a marca Mahal também integra a programação do evento. Para João Vitor Tavares, representante da marca, o desfile é uma oportunidade de visibilidade e aprendizado. “É a primeira vez que a nossa marca participa de um desfile. Confesso que ainda não sei qual será o impacto no negócio, mas aceitamos o convite por ser uma forma de divulgação e uma experiência inédita para nós”, afirmou.

A Mahal levará ao público a coleção preview de outono-inverno, com tons mais neutros, peças trabalhadas em cores sóbrias e novidades na modelagem de calças e bermudas. Segundo João Vitor, a proposta é refletir o momento de transição da marca e apresentar sua nova identidade.

Ele também destacou o papel do Sebrae-RN como parceiro fundamental nesse processo.

Desde o início o Sebrae tem sido um braço direito para a gente, conectando com pessoas, consultores e outros empreendedores. Isso faz muita diferença, especialmente porque somos jovens e ainda estamos estruturando o negócio. O apoio financeiro e técnico é essencial para o nosso crescimento, completou João Vitor Tavares, da Mahal.

Hoje (16), o destaque será a temática Seridó na Passarela, com a apresentação das coleções da região, como as marcas Ville Horse, Lajedo Jeans, Del Rayssa, Zaja Confecções e Água Flor, com propostas de moda íntima, moda feminina e linha de jeans. Já na quinta-feira (17), o evento encerra com o Meeting da Moda, reunindo marcas de segmentos variados, como fardamentos, moda feminina, moda masculina, moda infantil, fitness e acessórios.

Empreendedores da moda e equipe técnica do Sebrae-RN celebram desfile. Foto: Isadora Aragão

Verônica Melo, gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, explica que, por meio dos projetos setoriais de moda e artesanato, o Sebrae realiza atendimentos a essas empresas com o objetivo de melhorar a competitividade e a sustentabilidade dos negócios. Isso é feito por meio de diversas ações voltadas à melhoria da gestão, dos produtos, dos processos e à ampliação de mercado.

Em todos os dias de evento, a programação tem início às 17h30, com apresentação de DJ convidado, e os desfiles começam às 18h. Ao todo, cerca de 100 modelos participam da ação, reforçando a proposta do evento de conectar o público às tendências da estação e, principalmente, ao talento de quem produz moda com identidade no Rio Grande do Norte.

Serviço:

Momento Sebrae no Midway Fashion Days 

Marcas:

Dia 15/04 – Terça-feira – Artesanato na Passarela

Casa do Artesão
Santá Artesanal
Villa Dharma

Dia 16/04 – Quarta-feira

Ville Horse
Lajedo Jeans
Del Rayssa
Zaja Confecções
Água flor

Dia 17/04 – Quinta-feira – Meeting da Moda

Mahal
Metamorfose Looks Profissionais
athletic
Vitally
Uniformize
Faz Contato Camisetas
Dalli
Cravo e Rosa
Fils to
Caju Maria
Daya
Lamour Atelie
Palha potiguar
Matersol
George Azevedo

  • Moda; Artesanato; Desfile