Estão prorrogadas até o dia 18 de agosto as inscrições para a 3ª edição do Desafio Liga Jovem – considerada a maior competição de empreendedorismo e tecnologia do país. A iniciativa premia projetos de estudantes que desenvolvam soluções de impacto, usando tecnologia, para melhorar sua escola ou comunidade. Até o momento, o total de inscritos já somam 2.186 participantes, em um total nacional de 35.568 candidatos. Em 2024, o Desafio reuniu mais de 55 mil participantes em todo o Brasil.
A novidade desta edição é a presença garantida, na grande final, de equipes de todos os estados brasileiros, totalizando 405 alunos e 81 professores — três equipes por estado. Os vencedores do Desafio Liga Jovem vão ganhar uma viagem internacional de até 10 dias, com todas as despesas pagas.
Podem se inscrever estudantes de instituições públicas e privadas de todo o país, em qualquer curso autorizado pelo MEC, organizados em equipes de até cinco integrantes e um professor orientador. As equipes devem se enquadrar em uma das três categorias: Ensino Fundamental (8º e 9º anos); Ensino Médio, Técnico, Profissional e Tecnológico; ou Educação Superior (Graduação).
As soluções desenvolvidas podem incluir sites, páginas em redes sociais, aplicativos para celular, jogos ou até mesmo tecnologias analógicas, como formas de produção ou metodologias. Os projetos são avaliados conforme cinco critérios: entendimento do público-alvo, criatividade e inovação, impacto no dia a dia da comunidade, sustentabilidade financeira e protótipo.
Everton Lucena, gestor do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae-RN, explica que o objetivo do Desafio Liga Jovem é empoderar jovens para transformar ideias em soluções reais, desenvolvendo competências para a vida pessoal, acadêmica e profissional por meio de uma trilha de aprendizado, vivências inspiradoras e prêmios.
Na última edição, o projeto NatureGuard Bov, da Escola Estadual Severiano Melo, foi o vencedor da Etapa Estadual do Desafio Liga Jovem na categoria Ensino Profissional. Lucas Melo, um dos integrantes da equipe, destaca que a participação na competição abriu muitas portas como pesquisadores, incluindo o convite para participar do III Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), realizado em Brasília (DF), pelo Ministério da Educação.

“Com o desafio, tivemos a oportunidade de colocar em prática todas as matérias, como empreendedorismo, marketing, gestão financeira, gestão da produção e logística. Além da premiação, tivemos diversos ganhos de aprendizado e fortalecimento da atitude empreendedora, que foram muito importantes para o desenvolvimento de novas habilidades”, afirma Lucas. Ao lado dele, integram a equipe os estudantes Francisco Ícaro Pontes e Camille de Almeida, além da professora orientadora Mayara Medeiros.
Premiação
Durante a competição, serão realizadas diversas atividades com os participantes, incluindo oficinas on-line. Os estudantes seguirão uma trilha de aprendizado com certificado de 30 horas e terão a chance de ganhar prêmios: mais de 70 notebooks e celulares de última geração; mais de R$ 250 mil em vales-compra para 500 estudantes e professores, além de viagens nacionais e internacionais.
Na etapa estadual, os classificados para a fase nacional recebem vales de R$ 500 por pessoa e têm a viagem custeada. Na fase nacional, os representantes de cada estado participam de uma imersão em uma capital de inovação.
Na grande final, os primeiros colocados ganham uma viagem internacional em 2026. Os segundos lugares recebem notebooks, e os terceiros, smartphones. Alunos e professores com menção honrosa também ganham smartphones e certificado.
Os interessados em participar do Desafio Liga Jovem podem se inscrever por meio do site oficial do projeto: www.desafioligajovem.com.br