As empresas produtoras de queijo do Rio Grande do Norte reafirmam seu destaque nacional ao conquistarem prêmios nos mais importantes concursos de queijos artesanais e industriais do Brasil e da América Latina. Nos últimos 15 dias, foram, ao todo, 39 medalhas obtidas em participações nos eventos ExpoQueijo Brasil 2025, realizado em Araxá (MG), de 26 a 29 de junho, e na 8ª edição do Prêmio Queijo Brasil, realizado em Blumenau (SC), de 10 a 13 de julho de 2025.

Ao passarem por rigorosos critérios técnicos e sensoriais, avaliados por jurados especializados, as premiações demonstram não apenas o saber tradicional, mas também a força do setor em investir em qualidade e inovação.
Israel Medeiros, da queijeira Sertãolac, localizada em Cruzeta, conquistou ouro na categoria queijo de manteiga da ExpoQueijo Brasil. No Prêmio Queijo Brasil, também levou ouro nas categorias manteiga da terra e queijo de coalho, além de prata em queijo de manteiga e um reconhecimento especial como queijista. Premiado nos dois eventos, o produtor celebra os resultados como fruto de seus investimentos, com potencial para agregar valor aos produtos e ampliar a visibilidade.
“A gente agradece muito pela visibilidade que está sendo dada a quem trabalha nesse segmento, que é do dia a dia. Estamos dando continuidade ao que já era dos nossos pais, sempre buscando melhorar, investindo e inovando. Agradecemos ao Sebrae por toda a assistência e visibilidade”, afirma Israel.
Já Marcelo Roque, da queijeira Dona Marta, localizada em Parelhas, conquistou medalha de prata com o queijo de coalho e bronze com o queijo de manteiga na ExpoQueijo Brasil. No Prêmio Queijo Brasil, foi triplamente premiado com medalhas de prata nas categorias queijo de manteiga, queijo de coalho e manteiga da terra.

“Essa conquista representa muito orgulho pelo que a gente faz com amor. Mas também exige muita dedicação e enfrentamento de desafios diários, inclusive na comercialização, que não é fácil. Existe muita concorrência desleal, mas a gente segue com simplicidade, por gostar daquilo que faz”, declara Marcelo.
Apoio do Sebrae-RN às queijeiras potiguares
De acordo com Kessianny de Souza, analista técnica da Agência Sebrae Seridó Ocidental, os dois produtores premiados contam com acompanhamento técnico contínuo do Sebrae-RN, desde a regularização sanitária e estruturação da produção artesanal e industrial até a gestão da propriedade e a inserção no mercado – além de serem reconhecidos com o selo Feito Potiguar. Para o setor, o Sebrae oferece apoio em todo o processo de formalização, além de consultorias e capacitações que permitem a comercialização dos produtos no Rio Grande do Norte e em outros estados do Brasil.

Segundo Kessianny, responsável pelo atendimento direto aos produtores, essas conquistas podem ser consideradas resultado de um trabalho de longo prazo realizado pelo Sebrae-RN com as queijeiras potiguares. “Sempre orientamos que eles participem desses eventos para que seus produtos sejam conhecidos não só no Rio Grande do Norte, mas em todo o Brasil. As premiações são importantes, mas principalmente os retornos que eles recebem por meio das avaliações feitas nos concursos”, destaca.
Luís Felipe, gestor estadual dos projetos de pecuária do Sebrae-RN e representante dos produtores na cerimônia de premiação, reforça: “Essa conquista destaca o potencial do Seridó como berço de queijos tradicionais que agora ganham visibilidade nacional. É o reconhecimento do que já sabíamos: nossos produtos têm identidade, qualidade e mercado”.
Confira as empresas e seus produtos premiados:
ExpoQueijo Brasil
Sertãolac
Queijo de manteiga (ouro)
Queijeira Dona Marta
Queijo de coalho (prata), queijo de manteiga (bronze)
8ª edição do Prêmio Queijo Brasil
Queijeira A. Cipriano
Queijo de manteiga (ouro), queijo de coalho (prata)
Capril Buxada
Cabrita (ouro), manteiga Gree Delícia da Cabrita (prata), Matutinho (prata), Xô Bodinho (prata), Porreta (bronze)
Laticínio Retiro
Queijo de coalho light (ouro), queijo de coalho (ouro), queijo de manteiga com raspa (ouro), queijo de manteiga (ouro), queijo de coalho com orégano (prata), queijo de coalho zero lactose (prata)
Queijaria 504
Queijo de manteiga Terruá do Sertão (ouro), manteiga de garrafa (prata), doce de leite (bronze), queijo de coalho Terruá do Sertão (bronze)
Queijaria Dona Gertrudes
Queijo de coalho light (ouro), manteiga da terra (ouro), queijo de manteiga (ouro), queijo de coalho com pimenta (prata), queijo de coalho com alho (bronze), queijo de coalho (bronze)
Queijaria Seridó
Queijo de coalho (ouro)
Queijeira Fazenda Rolinha
Queijo de manteiga (ouro), manteiga de garrafa (prata)
Sertãolac
Manteiga da terra (ouro), queijo de coalho (ouro), queijo de manteiga (prata)
Laticínio do Vovô
Queijo de coalho (prata), manteiga da terra (prata)
Queijeira Dona Marta
Manteiga da terra (prata), queijo de coalho (prata), queijo de manteiga (prata)
Galego da Serra
Queijo de manteiga (prata), queijo de coalho (bronze)