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Primeiro vinho do RN com registro no Mapa é lançado em Martins

Iniciativa conta com apoio do Sebrae RN; Lançamento marca ainda êxito do Espaço Sebrae no festival da cidade serrana, realizado no último final de semana
Por Sandra Monteiro
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Embora considerada atividade ainda incipiente no Rio Grande do Norte, a vinicultura demonstra atributos e estrutura para progresso. Exemplo desse potencial vem do município de Martins, na região serrana do Alto Oeste potiguar, onde, com o apoio do Sebrae no Rio Grande do norte, acaba de ser lançado o vinho Serra de Martins, primeiro no estado com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A iniciativa pioneira é da Destilaria Serra de Martins, que produz a bebida a partir de três variedades de uvas cultivadas em vinhedos na cidade serrana. São três tipos de vinhos, com edição limitada e lançados no Espaço Sebrae na 17ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Martins, realizado no último final de semana. Trata-se de um tinto seco – Syrah; um branco, meio seco, produzido com uvas Lorena, e um rosé suave, um blend das uvas Lorena e Vitória. Média de 80 garrafas por tipo de vinho. Degustações pelos visitantes marcaram o lançamento.

A sócia-proprietária da Destilaria Serra de Martins, Alice Monteiro conta que a apresentação do produto no Festival Gastronômico de Martins foi mais que um marco para o negócio. Ao apresentar as características do vinho, a empresária relata o orgulho em lançar a bebida no evento na cidade de serrana.

“O Serra de Martins é um vinho jovem, autêntico e sofisticado, como o nosso povo, e lançar o Serra de Martins durante o Festival Gastronômico é a realização de um sonho que começou silenciosamente, entre vinhedos plantados com esperança e trabalho artesanal. Minhas expectativas são as melhores possíveis. Não só por ser o primeiro vinho registrado do estado, mas por nascer exatamente onde ele foi produzido: na Serra de Martins, com seu clima único, altitude generosa e tradição acolhedora”, orgulha-se.

A Destilaria Serra de Martins é uma das 101 empresas que integram o Projeto Feito Potiguar, desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com as federações empresariais. A cachaça produzida pela empresa recebeu, recentemente, o Selo Feito Potiguar, que atesta a qualidade e características genuinamente potiguares.

Para Renato Gouveia, gerente da Agência Sebrae no Alto Oeste, sediada em Pau dos Ferros, o lançamento do vinho é mais uma prova do potencial das empresas potiguares e coroa de êxito o trabalho realizado no Espaço Sebrae no festival. Além da Destilaria Serra de Martins, outras cinco empresas da região Oeste e Alto Oeste, integrantes do Projeto Feito Potiguar, expuseram seus produtos.

“O lançamento de um novo e pioneiro produto é mais um exemplo do potencial dos pequenos negócios da nossa região e do nosso estado como um todo. Com a exposição dos produtos do Feito Potiguar no Espaço Sebrae, pudemos ver mais do que bons negócios sendo realizados, mas a celebração da força do nosso empreendedorismo”, celebrou.

Apoio estratégico

Para a produção dos vinhos, o empreendimento contou com o suporte do Sebrae RN, por meio do Programa Sebraetec, que subsidia em 70% projetos de inovação e tecnologia desenvolvidos por pequenos e médios negócios. O trabalho começou ainda nas primeiras etapas da produção, com orientação em análise do solo, escolha do melhor momento para o plantio, até a condução da colheita.

“Além disso, recebemos suporte também na elaboração dos rótulos, pensando em valorizar não só o vinho, mas também a identidade da Serra de Martins e do nosso terroir potiguar”, detalha a empresária.

O futuro se mostra promissor. A experiência exitosa, com a produção do vinho, já faz a empresa focar em voos mais altos em breve. Segundo Alice Monteiro, a área plantada já está em processo de expansão, com o propósito de ampliar a produção de vinho. O projeto, ainda conforme a empresária, é construir uma vinícola boutique.

“Nossa produção ainda é pequena, mas já estamos ampliando nossas áreas de cultivo com muito cuidado e responsabilidade. A ideia é construir uma vinícola boutique, focada na qualidade, na autenticidade e na experiência de quem bebe — muito mais do que na quantidade”, antecipa.

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