A consolidação da Governança de Inteligência Artificial (IA) no Rio Grande do Norte ganhou um marco histórico com a produção do Manifesto por um Ecossistema de Inteligência Artificial a Serviço do Bem Comum no RN. O documento, elaborado coletivamente em reunião realizada no dia 6 de agosto, reúne compromissos e diretrizes para que a tecnologia seja aplicada de forma ética, inclusiva e alinhada ao desenvolvimento sustentável do estado.
Articulada pelo Sebrae-RN, a Governança IA para o RN surge como instância técnica colaborativa, reunindo instituições públicas, universidades, centros de pesquisa, órgãos de justiça, entidades de classe e representantes da sociedade civil. O manifesto propõe uma agenda coletiva para enfrentar desafios como a fragmentação institucional, a falta de dados acessíveis para orientar políticas públicas e a ausência de ambientes seguros para testes de soluções tecnológicas. Também reforça o compromisso com a formação de talentos, a diversidade e a criação de políticas alinhadas às melhores práticas nacionais e internacionais.

Entre as primeiras iniciativas da Governança, destaca-se a contribuição à chamada pública do Ministério das Comunicações sobre a Política Nacional de Cabos Submarinos, a proposta apresentada à Prefeitura de Natal para criação de um Sandbox Regulatório em IA e a articulação com o Governo do Estado para a atração de Data Centers Verdes.
Para Carlos von Sohsten, gestor do IALab (Laboratório de Inteligência Artificial do Sebrae-RN), a Governança IA para o RN representa um avanço estratégico para o futuro da inovação no estado. “A partir de agora, deixamos de ter apenas intenções dispersas para atuar com direção estratégica. O manifesto nos oferece norte, direcionamento, metas claras e propósitos comuns: desenvolver talentos, atrair investimentos, criar soluções inovadoras e garantir que a IA contribua efetivamente para o desenvolvimento social e econômico do estado, além de fortalecer o ecossistema de inovação e tecnologia, impulsionando startups, micro e pequenas empresas do RN”, destacou.
O gestor acrescenta que os próximos passos da Governança envolvem a elaboração de um plano de ações integradas, a articulação de políticas públicas voltadas a incentivos e infraestrutura, além da instalação de câmaras temáticas que aprofundarão discussões e proporcionarão uma visão mais sistematizada dos potenciais e das áreas estratégicas.
Entre os integrantes da Governança IA estão a Assembleia Legislativa do RN, EpTec, FIERN, Funpec, Governo do RN, IA 360 – UFRN, IFRN, IMD, Incubadora do Metrópole Parque, ISD, ITNC – IFRN, Justiça Federal no RN, Metrópole Parque, OAB RN, PAX, Prefeitura do Natal, SENAC RN, TCE RN, Tribunal de Justiça do RN, TRT RN, UERN e UFRN. A união dessas instituições fortalece a articulação estratégica e consolida o RN como referência em tecnologias de inteligência artificial.