Instituições públicas, privadas, o setor acadêmico e instituições financeiras se reuniram na tarde dessa quinta-feira (21) para dar continuidade à implantação do Ecossistema Local de Inovação (ELI) da Construção Civil no Rio Grande do Norte. Após o mapeamento da cadeia produtiva, o terceiro workshop teve como destaque a definição do propósito do ELI e estruturação da versão inicial da governança do ecossistema, com papéis e responsabilidades bem definidos, etapa fundamental para garantir sua continuidade e efetividade.
A iniciativa é promovida pelo Sebrae-RN em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RN), visando criar um ambiente colaborativo e estratégico para o setor por meio da metodologia ELI, desenvolvida pelo Sebrae, que busca identificar oportunidades e fortalecer a capacidade de desenvolver soluções. A proposta é fomentar o desenvolvimento local por meio da articulação de empresas, órgãos públicos, academia e setor financeiro em iniciativas conjuntas. No caso do ELI da Construção Civil, os esforços são direcionados para atender às necessidades do setor, ampliando a competitividade e promovendo a inovação.
De acordo com Anna Lívia, analista do Sebrae-RN e gestora do projeto Casa e Construção, as entidades vêm demonstrando forte engajamento na construção do ecossistema. A expectativa é que, após os workshops, o Ecossistema Local de Inovação da Construção Civil seja oficialmente lançado em novembro deste ano. “Será um marco para a competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor no Rio Grande do Norte”, afirmou.
Representando o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), a assessora técnica Adriana Bezerra destacou a importância da integração da pauta ambiental ao processo. “Está sendo interessante porque temos essa aproximação com os empresários para pensar como podemos acelerar seus empreendimentos e, ao mesmo tempo, fomentar ideias que alinhem interesses econômicos e ambientais, sempre em busca do equilíbrio”, explicou.
Na visão de Luciano Rosas, da Construfit Engenharia, a iniciativa representa um grande avanço para um setor que ainda apresenta baixo nível de inovação. “Ainda trabalhamos, em muitos casos, com métodos tradicionais, como o tijolo sobre tijolo. Desenvolver um ecossistema que traga novas técnicas e ferramentas é um passo essencial. Estamos apenas no início, mas tenho muita confiança de que será uma evolução e uma transformação para a construção civil no nosso estado”, destacou.
Profissionais da Construção Civil interessados em participar das reuniões do ELI da Construção Civil podem se inscrever para o próximo workshop, que será realizado no dia 25 de setembro, às 14h, na Agência Sebrae Grande Natal. Inscrições: https://forms.office.com/r/syPkLLNYHy