Um novo espaço de inovação começa a nascer em Natal. O Centro Universitário UNI-RN e o Sebrae no Rio Grande do Norte firmaram, nesta quinta-feira (18), uma parceria que promete aproximar a academia do mercado e abrir caminhos para jovens empreendedores. A iniciativa marca a criação do Unilab – Laboratório de Inovação e Negócios, que será implantado dentro da universidade.
Mais do que um termo de cooperação, o projeto representa um ponto de encontro entre conhecimento acadêmico, criatividade e práticas empreendedoras. O laboratório vai envolver estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciências Contábeis, Direito e Sistemas de Informação, estimulando-os a trabalhar em equipes multidisciplinares. A missão: desenvolver soluções que possam impactar empresas, instituições e até mesmo a sociedade.
“Queremos formar profissionais com consciência social e preparados para os desafios do mercado, que não apenas se adaptem às mudanças, mas sejam protagonistas delas”, disse o reitor do UNI-RN, professor Daladier Pessoa Cunha Lima, durante a assinatura do termo de cooperação.
A solenidade reuniu dirigentes da instituição e representantes do Sebrae/RN, entre eles o superintendente Zeca Melo e a gestora do Conexão Empreendedora, Ceiça Moreno. Em seu momento de fala, Zeca destacou que a parceria é mais do que estratégica: é uma oportunidade de transformar o ambiente universitário em um terreno fértil para negócios inovadores.
“O Sebrae/RN é um grande apoiador de iniciativas de inovação tecnológica. No UNI-RN encontramos o ambiente ideal para desenvolver ideias que podem virar casos de sucesso e inspirar outros projetos no estado”, ressaltou.
As ideias que surgirem dentro do Unilab não ficarão restritas às paredes da instituição. Os melhores trabalhos ganharão vitrine em novembro, durante o GO! RN, maior evento de empreendedorismo e inovação do Rio Grande do Norte, também apoiado pelo Sebrae.
O Unilab nasce, portanto, como um ecossistema dentro do ecossistema: um espaço de experimentação, aprendizado e integração entre jovens talentos e o mercado. Uma iniciativa que não apenas prepara futuros profissionais, mas também fortalece a cultura empreendedora no estado.
-

Além dos já citados, estiveram presentes, pela UNI/RN: a vice-reitora, professora Ângela Maria Guerra Fonseca, da pró-reitora acadêmica, professora Fátima Cristina de Lara Menezes Medeiros, além de coordenadores de Cursos e Núcleos do UNI-RN
-