O município de Currais Novos, no Seridó potiguar, foi um dos destaques na solenidade de entrega do Selo CSC: Ecossistemas de Inovação 2025 realizada na última quarta-feira (24). A cidade conquistou a categoria ouro da premiação nacional, que reconhece boas práticas de governança em ecossistemas locais de inovação. Além de Currais Novos- única do interior do Nordeste, outras 16 cidades brasileiras foram contempladas na mesma categoria. Já na categoria bronze, Santa Cruz, também do Rio Grande do Norte, figurou ao lado de outros 15 municípios do país. A premiação é fruto da parceria firmada entre Plataforma Connected Smart Cities e a EXXAS.
“Os Ecossistemas no RN, estão avançando e consolidando o conceito da quádrupla hélice e da atuação em rede, isto comprova que ações conjuntas e estruturadas em benefício do território, trazem ganhos, não somente sociais, mas, econômicos. Fortalecer a economia nestas cidades é garantir que as futuras gerações tenham um ambiente favorável para empreender, para gerar conexões e garantir uma melhor qualidade de vida”, analisou a gestora de Ecossistemas Locais de Inovação do Sebrae-RN, Algéria Varela.
O Selo avaliou dimensões como políticas e estratégias de inovação, participação das chamadas “hélices” do ecossistema (governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil), transparência e acesso à informação, cultura de inovação e resultados alcançados nos ambientes de inovação.
Os analistas técnicos do Sebrae/RN, Edinete Nascimento (Currais Novos) e Izaac Natan (Santa Cruz) representaram a instituição na solenidade.Eles destacam que os resultados são frutos de um trabalho iniciado no interior potiguar, mas que já demonstram avanços concretos. “O ecossistema de Currais Novos foi criado em novembro de 2022 e o de Santa Cruz em dezembro de 2024. O foco inicial foi estimular o empreendedorismo inovador, apoiar a criação e sustentabilidade de startups, facilitar o acesso dos pequenos negócios à inovação e investir na formação de talentos por meio de programas de educação empreendedora”, explicou Edinete.
Entre as principais ações desde então, destacam-se a criação de ambientes de inovação no interior, o fomento por meio de editais, além do surgimento de novos negócios de base tecnológica. Atualmente, já são 11 startups de Currais Novos e região acompanhadas pela Assessoria de Negócios para Startups do Sebrae/RN.
“Receber o selo CSC é um reconhecimento do nosso trabalho e do ecossistema de inovação. Essa conquista reforça a importância da integração entre ensino, mercado e sociedade, mostrando que juntos transformamos realidades. A inovação na FELCS conecta pesquisa e mercado, incentivando alunos a empreender com propósito. Superamos barreiras e hoje a UFRN na FELCS prioriza inovação”, disse Cleomara Azevedo, membro da Governança do ELI Vale do Seridó e assistente administrativa da FELCS/UFRN.
Com o reconhecimento nacional, Currais Novos e Santa Cruz consolidam o papel do interior potiguar no cenário da inovação. Para o Sebrae/RN, a conquista é também uma demonstração da importância de investir em governança colaborativa e descentralização da inovação, fortalecendo ecossistemas que estimulam tanto a competitividade quanto a sustentabilidade dos pequenos negócios.

“Receber o selo do CSC é a coroação de um trabalho. Trabalho esse que iniciou há apenas 9 meses com o Eli Santa Cruz. Isso nos mostra que estamos traçando estratégias, planos e ações de forma correta e que mesmo com tão pouco tempo já colhemos um fruto tão importante que é esse selo do CSC que é a maior plataforma de cidades inteligentes da América Latina. Então, como eu falei no início, é muito pouco tempo de trabalho, mas já colhemos um fruto tão importante que é esse selo”, disse David Ferreira – membro da governança do ELI Santa Cruz e Diretor do Instituto Santa Lúcia.