ASN RN
Compartilhe

De Natal para Milão: estilista da Villa Dharma leva moda consciente potiguar ao cenário internacional

Marca sustentável apresenta coleção “Encantarias do Nordeste Brasileiro” na capital mundial da moda e projeta internacionalização com apoio do Sebrae
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

O sonho de transformar tecidos em arte e propósito levou a potiguar por adoção, Vanessa Stadtlober, a conquistar um espaço de destaque no cenário internacional da moda. Fundadora da Villa Dharma, uma rouparia consciente que une elegância, arte e sustentabilidade, a empreendedora apresentou sua coleção “Encantarias do Nordeste Brasileiro” na Milano Fashion & Jewels, na Itália, um dos principais eventos mundiais do setor.

A trajetória que levou Vanessa até Milão começou muito antes das passarelas internacionais. Nascida em uma família de costureiras e alfaiate, ela cresceu entre linhas e tecidos, mas foi apenas durante a pandemia que decidiu abandonar a carreira de advogada, auditora de ESG e empresária para se dedicar integralmente à moda sustentável.

“Sempre me perguntava o que realmente fazia meu coração bater mais forte, e eram sempre questões ambientais, sociais e o gosto pelo belo. Foi a partir dessa mistura que nasceu a Villa Dharma, um dos Dharmas mais especiais da minha vida”, conta Vanessa Stadtlober.

Levar uma coleção inspirada no Nordeste brasileiro para os holofotes da imprensa mundial foi, segundo ela, motivo de orgulho e também de responsabilidade. Cada detalhe precisou estar em sintonia com o DNA sustentável da marca, desde a escolha dos tecidos até as colaborações criativas. Um exemplo foi a parceria com a artista plástica Ariel Guerra, que pintou peças utilizando, pela primeira vez, tintas 100% naturais.

A conquista contou com o apoio do Sebrae-RN, parceiro da Villa Dharma desde os primeiros passos do negócio. Além de preparar a empresa para a inserção no mercado e indicá-la em processos de seleção de instituições organizadoras, o Sebrae-RN também financiou parte dos custos da participação em Milão. “O Sebrae foi fundamental nesse processo, tanto pela credibilidade junto aos players internacionais quanto pelo apoio financeiro”, destaca Vanessa.

A experiência na capital mundial da moda foi descrita pela empreendedora como transformadora. “Ver nosso trabalho sendo validado pelos observadores mais criteriosos que já acessamos legitimou nossos passos e nos deu ainda mais certeza de que estamos no caminho certo. O retorno dos compradores internacionais foi o que mais nos alegrou, pois garante a saúde econômica da empresa e amplia nosso impacto positivo na vida das famílias que colaboram com a Villa Dharma”, afirma.

Foto: cedida.

Com a projeção internacional alcançada, os próximos passos da marca estão focados na consolidação no mercado externo. “Seguiremos trabalhando pela internacionalização, ajustando o comercial, a comunicação e a adequação de produtos, mas sempre sem abrir mão da nossa essência, que valoriza relações éticas e saudáveis em todas as etapas”, conclui Vanessa.

Consultoria para pequenos negócios da Moda

O Projeto da Moda do Sebrae-RN oferece um acompanhamento completo para empreendedores do setor, com consultorias e mentorias especializadas. O programa abrange diversas soluções em gestão, inovação, mercado e tecnologia, fornecendo uma gama de atendimentos, através da Unidade de Desenvolvimento Setorial da instituição, com o objetivo de fortalecer as marcas e fomentar sua consolidação no mercado da moda.

Para mais informações ou para aderir ao projeto, os interessados podem enviar uma mensagem para o e-mail [email protected]

  • moda
  • MODA POTIGUAR
  • PROJETO DA MODA