Natal/RN – A inteligência artificial não foi apenas um tema na programação do GO!RN 2025, foi eixo central de muitas conversas que movimentaram o evento. Ao longo dos dois dias, palestras, painéis e demonstrações mostraram como a IA vem sendo aplicada em diferentes setores e como ela está transformando a forma de empreender, aprender e inovar no Rio Grande do Norte.
Entre as atrações, profissionais de destaque compartilharam cases e experiências reais de uso da IA em negócios, educação, comunicação e gestão. O público pôde acompanhar demonstrações de ferramentas inteligentes, projetos locais e exemplos de como a automação e os chamados “times híbridos”, compostos por humanos e agentes de IA, estão redesenhando o cenário produtivo.
Em sua palestra sobre times híbridos e produtividade inteligente, a especialista Suzy Oliveira, CEO da Oasys com mais de 17 anos de experiência em tecnologia e produtos, trouxe uma reflexão sobre o novo papel das pessoas nas empresas em um mundo onde humanos e máquinas atuam lado a lado.
“O futuro do trabalho não é sobre substituir pessoas, mas sobre aumentar o que elas conseguem entregar. As empresas que aprenderem a operar com times híbridos; humanos, automações e agentes de IA; vão alcançar produtividade nunca antes vista”, destacou.
A palestrante compartilhou insights de sua experiência em São Paulo, onde atuou com grandes empresas e startups, e defendeu que o diferencial competitivo agora está na capacidade de integrar automação e inteligência artificial aos processos humanos.
“Produtividade não é mais ter mais pessoas, nem mais processos. É sobre usar a tecnologia de forma inteligente, para liberar tempo e energia das equipes para tarefas estratégicas”, completou.
O arquiteto de soluções da Microsoft, Fábio Pádua, apresentou durante o GO!RN 2025 um panorama das principais aplicações e agentes de inteligência artificial que estão redefinindo modelos de negócio e funções corporativas em todo o mundo. Em sua palestra, ele mostrou como a IA vem sendo utilizada em finanças, saúde, educação, varejo, indústria e recursos humanos, assumindo papel estratégico em diagnósticos, previsões, atendimento e gestão.
Pádua destacou que o avanço dos agentes inteligentes marca o início de uma nova etapa nas empresas, em que sistemas passam a atuar como parceiros de decisão, apoiando pessoas e equipes na execução de tarefas complexas e na geração de insights. O foco, segundo ele, está na colaboração entre humanos e tecnologia para aumentar eficiência, personalização e valor nos serviços.
Durante todo o evento, startups locais, instituições de ensino e projetos de pesquisa apresentaram soluções que utilizam inteligência artificial para resolver problemas do dia a dia, desde sistemas de diagnóstico em saúde e automação financeira, até modelos preditivos em agricultura e educação personalizada.
As experiências mostraram como a tecnologia vem sendo incorporada de forma prática e acessível, aproximando o público das oportunidades criadas por ferramentas inteligentes.
Sobre o GO!RN 2025
O GO!RN 2025 acontece nos dias 07 e 08 de novembro, no Centro de Convenções de Natal, reunindo uma ampla variedade de participantes, desde startups, micro e pequenas empresas, até investidores, geeks, entusiastas de tecnologia e games, além de personalidades do cenário digital local e nacional. O evento é promovido pelo Sebrae-RN e mais de 40 correalizadores, incluindo a Prefeitura de Natal, o Governo do Estado, FAPERN, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, Metrópole Parque e o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, entre outros parceiros de destaque.
