
-
Mossoró viveu uma noite de inspiração e aprendizado na última terça-feira (25), quando a trajetória do ídolo do futebol brasileiro e mundial Zico se transformou em lições sobre liderança, alta performance, empreendedorismo e trabalho em equipe. No Thermas Hall, o Masterclass Zico – Formando Campeões reuniu empreendedores e lideranças para ouvir uma das maiores referências futebolísticas falar sobre os caminhos que levam à construção de equipes e profissionais preparados para alcançar resultados.
Promovido pelo Sebrae RN em parceria com a CYM Eventos, o encontro apresentou a experiência de Zico como ponto de partida para uma reflexão que ultrapassou o universo do futebol. Ao longo da apresentação, o ex-jogador, treinador, dirigente e empreendedor revisitou momentos de sua trajetória para mostrar que os princípios que ajudam a formar uma equipe campeã também são fundamentais no empreendedorismo e em qualquer atividade que dependa da atuação coletiva.
Para Zico, a principal estratégia para formar um time vencedor está justamente na capacidade de cada integrante compreender seu papel e trabalhar em favor do conjunto. “A estratégia é todo mundo pensar no coletivo, todo mundo pensar na equipe. Futebol é um esporte coletivo. Ninguém vence um jogo sozinho. O conjunto tem que prevalecer para que as coisas aconteçam”, destacou.
A lógica, segundo ele, também se aplica aos negócios. “Seja no futebol, no empreendedorismo ou em qualquer profissão, quando você quer, quando você está disposto a se determinar para certas funções, você vai atingir o seu objetivo, trabalhando em equipe, teremos times campeões”, asseverou.
A experiência pessoal reforçou a mensagem. Zico contou que teve a felicidade de se cercar de pessoas competentes ao longo da carreira e atribuiu a essa escolha parte importante de sua trajetória. Para ele, treinamento, determinação, ética e talento são elementos fundamentais para quem busca alcançar objetivos. “Essa minha palestra de hoje fala muito daquilo que nós vivemos como jogador, treinador e presidente, procurando mostrar a questão, principalmente, da coletividade, em qualquer setor no qual você depende de uma equipe”, explicou.
Referência dentro e fora dos campos
Acompanhado do diretor de Operações do Sebrae RN, Marcelo Toscano, o diretor superintendente do Sebrae RN, José Ferreira de Melo Neto, ressaltou a importância do evento, com a participação de Zico, para o apoio ao desenvolvimento das empresas da região, tendo como referência uma trajetória marcada por conquistas e pela capacidade de liderança. “A ideia é iniciar aqui um novo processo com os empreendedores da região, onde já temos um trabalho muito forte, começando com a história inspiradora de Zico, um campeão, que ganhou tudo e que tem uma história de vida maravilhosa, inclusive como empreendedor”, destacou.
Alta performance começa pela liderança

A programação também contou com a participação de André Pivetti, especialista em alta performance, liderança e empreendedorismo. O ex-lavador de carros que fundou a rede de franquias First Class, trouxe para o debate a relação entre liderança, alta performance e sobrevivência empresarial. A partir de dados sobre mortalidade de empresas apresentados durante a palestra, ele chamou atenção para a necessidade de o empreendedor permanecer em constante processo de desenvolvimento. “Uma empresa só melhora quando o seu fundador melhora, pois o crescimento do negócio passa, necessariamente, pela disposição do empreendedor em aprender, treinar e ampliar sua visão”, ressaltou.
Segundo ele, participar de experiências como o Masterclass, buscar capacitação e manter a mente aberta são atitudes que permitem ao empreendedor evoluir e, consequentemente, fazer sua equipe crescer junto. O risco, por outro lado, está na acomodação. “Além de tudo, chega uma hora que o empresário para de querer evoluir. Ele se trava. A gente não pode se acomodar. Se a gente se acomodar, a gente é atropelado pelo mercado”, disse.
Lidere dá continuidade à experiência
A realização do Masterclass Zico – Formando Campeões também marcou o lançamento, em Mossoró, do Lidere, programa do Sebrae RN voltado ao desenvolvimento de lideranças. A iniciativa representa um desdobramento prático das reflexões apresentadas durante o Masterclass, com foco no desenvolvimento pessoal e na capacidade de liderar equipes e alcançar resultados.
Conduzido pela instrutora Tereza Jeanne, o programa terá 32 horas de instrutoria e quatro horas de mentoria, distribuídas em dois workshops. O primeiro, Autoliderança, será realizado nos dias 22 e 23 de setembro. O segundo, Liderança para Resultados, acontece nos dias 14 e 15 de outubro, em Mossoró.
