ASN RN
Compartilhe

Moda potiguar ganha espaço no São Paulo Fashion Week com marcas autorais e artesanato

Participação no maior evento de moda do Brasil reúne três marcas potiguares e a Coleção Poti
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

A moda e a arte potiguar ganham espaço no maior evento de moda do Brasil e um dos principais da América Latina, o São Paulo Fashion Week (SPFW). Três marcas autorais do Rio Grande do Norte — Gueorguia, Dali e Funlab — e a Coleção Poti estarão presentes no evento, que acontece de 13 a 18 de outubro, em São Paulo.

Entre os dias 14 e 16, o Sebrae-RN integra o HUB SPFW, espaço que reunirá marcas e iniciativas de diferentes estados brasileiros. A estrutura contará com área destinada à exposição e comercialização dos produtos. É nesse espaço que as marcas potiguares apresentarão seus trabalhos e mostrarão ao público a identidade e criatividade produzidas no estado.

A Gueorguia, por exemplo, é uma marca autoral de moda feminina do Rio Grande do Norte, fundada pela estilista Georgia Dantas. A proposta une vestuário, cultura, arte, artesanato e elementos da gastronomia local, trazendo o DNA do sertão e do Seridó potiguar para peças que celebram as raízes do estado e exploram cores vibrantes inspiradas no verão nordestino.

Já a Funlab começou com foco em roupas para corrida de rua, por meio da marca Funfit, e posteriormente ampliou sua atuação para o mercado casual. Com o manifesto “colorida desde 2013”, a marca fundada por Priscilla Porcino se destaca pela identidade vibrante, estampas exclusivas e uma proposta que equilibra coleções fitness de alta performance com peças fluidas e t-shirts inspiradas na cultura local.

Coleção Xanana, da estilista Daliana Ramalho, estará no SPFW 2026, com apoio do Sebrae-RN. Foto: Arquivo Sebrae-RN

A valorização do território também está no centro da proposta da Dali. A marca de moda autoral, comandada pela estilista Daliana Ramalho, transforma o patrimônio cultural, a flora e as paisagens do Rio Grande do Norte em arte vestível. Com uma proposta jovem e marcada pela identidade potiguar, a grife aposta na exclusividade, em técnicas artesanais e em estampas próprias.

“Estar em um evento tão importante para a moda brasileira como o SPFW, ao lado do Sebrae, é uma experiência de muito aprendizado, troca e, principalmente, reconhecimento. É uma oportunidade de mostrar que existe uma moda potente sendo criada longe dos grandes centros, que nasce da nossa cultura, da arte potiguar e do nosso olhar sobre o território. É tornar visível aquilo que muitas vezes passa despercebido e mostrar que a nossa identidade, representada pelas Xananas, a flor de Natal/RN, pode ocupar novos espaços sem perder aquilo que nos torna únicos”, destaca Daliana Ramalho, da Dali.

Para Verônica Melo, gerente de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, a participação de marcas potiguares e do artesanato no São Paulo Fashion Week representa uma oportunidade de ampliar a visibilidade do Rio Grande do Norte. A iniciativa também permite apresentar ao mercado nacional a criatividade, a identidade cultural e o potencial competitivo dos pequenos negócios do estado.

“O Sebrae atua para conectar esses talentos a novos mercados e demonstrar que a moda e o artesanato potiguar têm identidade, qualidade e potencial para conquistar cada vez mais espaço nos cenários nacional e internacional”, ressalta.

Moda e artesanato

A Coleção Poti é resultado do projeto setorial desenvolvido pelo Sebrae-RN em parceria com o Instituto Riachuelo, com foco no fortalecimento do artesanato potiguar. As peças foram desenvolvidas por artesãs dos grupos Acari Criativa e Casa do Artesão do Seridó, com mentoria da estilista Celina Hissa, da marca Catarina Mina.

No HUB SPFW, a Coleção Poti terá uma área exclusiva no espaço do Sebrae, seguindo a mesma proposta de exposição das demais marcas. A expectativa é apresentar entre 10 e 20 looks, valorizando o trabalho artesanal e a identidade cultural do Rio Grande do Norte. No dia 15 de outubro, será realizado, às 18h, um lançamento da Coleção Poti no espaço do Sebrae.

Heloísa Kariery, coordenadora da Casa do Artesão do Seridó, localizada em Caicó, considera a participação no São Paulo Fashion Week uma conquista de novas fronteiras. “Nossa coleção, Morada no Meu Caicó, nasceu inspirada na arquitetura tradicional de Caicó e do Seridó. Estar no SPFW mostra a nossa força e participação na moda autoral, além de tirar a artesã da invisibilidade e mostrar que grandes marcas reconhecem o nosso valor. A parceria com o Sebrae é muito rica e nos proporciona oportunidades como essa”, destaca.

  • Desenvolvimento Setorial
  • economia criativa
  • moda
  • SPFW