Parnamirim – A carne de cordeiro e todo o sistema para criação de ovinos e caprinos no Rio Grande do Norte será um dos temas técnicos discutidos na programação da Agência Sebrae Festa do Boi, que está sendo realizada no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN). O assunto entra em pauta no Seminário Inova Rota, relacionado à Rota do Cordeiro no Rio Grande do Norte. A fruticultura permanece na programação com encontro abordando o cenário da cajucultura potiguar.
A Rota do Cordeiro é um dos focos da programação do espaço do Sebrae na 60ª edição da Festa do Boi. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Sebrae e Embrapa Caprinos e Ovinos e diversos parceiros, para apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos no Nordeste e todas as atividades que estão ligadas a essa cadeia produtiva, como a frigorificação, distribuição e comércio; beneficiamento da carne; culinária e gastronomia.
A ideia é modernizar a produção, visando a melhoria de renda para o produtor e ligar os elos da cadeia produtiva, beneficiando também o consumidor com produtos seguros, com melhor qualidade e oferta regular. Isso porque, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), cerca de 75% dos abates oficiais de ovinos ocorrem no Rio Grande do Sul, ainda que a Região Nordeste conte com cerca de 60% do rebanho nacional.
Palestras sobre ovinocaprinocultura
A Rota do Cordeiro no Rio Grande do Norte envolve 19 municípios potiguares: Assú, Afonso Bezerra, Angicos, Apodi, Carnaubais, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Governador Dix-Sept Rosado, Ipanguaçu, Itajá, Lajes, Mossoró, Paraú, Pedro Avelino, Pendências, Santana do Matos, São Rafael, Severiano Melo e Upanema.
A programação da Agência Sebrae Festa do Boi visa justamente capacitar e mobilizar esse público para que a atividade passe a ser uma referência de sucesso na valorização da produção ovina consorciada ao turismo e a cultura local. Por isso, uma das capacitações do Seminário Inova Rota será focada em marketing e mídias digitais para o agronegócio, com início previsto para as 13h.
O uso de dieta de alto grão para cordeiros em sistema de confinamento e os benefícios de biotécnicas reprodutivas, como inseminação artificial, fertilização in vitro e transferência de embriões, aplicadas na ovinocaprinocultura são outros temas a serem abordados. Durante o seminário, serão apresentados pratos com cortes nobres de cordeiro e uma sessão de degustação com churrasco de carne de cordeiro para o público participante.
Cajucultura

Na área de fruticultura, a produção de caju e castanha será o foco do Seminário Frut & Tec, cujos debatedores vão avaliar a situação atual e as perspectivas para a cajucultura nordestina. O especialista convidado para abordar o tópico é o chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra, que considera a cadeia produtiva do caju no Brasil de baixa adoção de tecnologia e que a Embrapa tem tecnologias capazes de elevar a produtividade de até uma tonelada por hectare. No seminário, também serão apresentadas as formas de agregar valor nessa cadeia e os casos de sucesso nessa área na região Oeste.