Natal – Vender mais. Esse é o objetivo primordial que tem levado centenas de comerciantes e demais empreendedores a participar da grade de palestras diárias ministradas no Espaço Venda Mais, da Feira do Empreendedor, que termina neste sábado (4), no Partage Norte Shopping, localizado na zona Norte de Natal. No local, são ministradas quatro palestras por dia, enfatizando assuntos ligados ao varejo, marketing digital e novas estratégias de vendas online.
Neste sábado, estão programadas mais quatro palestras, com uma hora de duração cada, começando às 17h. A primeira é ‘Seja um digital influencer do seu negócio’, seguida da que vai repassar ‘5 dicas para gravar vídeos que vendem’. Depois é a vez de saber ‘Como criar um cenário para fotos’, finalizando com a palestra ‘O poder das mídias digitais como ferramentas de marketing e vendas’.

O marketing digital tem sido a área de maior interesse entre os visitantes da edição 2023 da Feira do Empreendedor do RN. Uma das palestras mais concorridas foi a que ensinou a desenvolver vídeos que vendem, ministrada no dia 2, pela consultora Fabiana Simões. A especialista destacou que tipo de conteúdo tende a vender mais. E, nesse quesito, o audiovisual é imbatível, e é o tipo de conteúdo que mais desperta a atenção dos seguidores e clientes, notadamente os vídeos.
Fabiana Simões garante que entre foto e vídeo, o último gera um maior engajamento e, por isso, proporciona um reforço de marca, além de tornar o conteúdo mais dinâmico, didático e atraente para quem vê. “Os vídeos tendem a gerar um engajamento maior e, por consequência, otimiza a posição da marca no Google, aumentando a exposição do negócio a mais pessoas”, diz a consultora.
Mesmo sendo tendência, não é qualquer vídeo que traz retornos positivos para o negócio. O empreendedor deve atentar a alguns detalhes. O primeiro deles é orientar o conteúdo para pessoas certas, criando conceitos otimizados, não de forma aleatória.
Segundo Fabiana Simões, criar marketing de conteúdo ajuda na conquista da simpatia dos consumidores, no momento, em que o conteúdo atrai, educa e se converte em vendas. E somente conteúdos relevantes criam conexão com quem não é cliente da marca.
“O marketing de conteúdo é nada mais que levar conteúdos que fazem sentido ou diferença para esse cliente alvo”, diz Fabiana Simões, consultora.
Sobre o evento
A Feira do Empreendedor do RN faz parte de um circuito nacional promovido pelo Sebrae em vários estados do país. No Rio Grande do Norte, o evento ocorre nos quatro primeiros dias deste mês, no Partage Norte Shopping, e tem o objetivo de proporcionar soluções que colaborem para a geração, ampliação ou diversificação de negócios competitivos e inovadores, por meio da disseminação de informação e conhecimento. Esta edição conta com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, Correios, Partage Norte Shopping, Prefeitura do Natal e Governo do Estado. As inscrições são feitas no site https://feiradoempreendedor.rn.sebrae.com.br/, onde está disponível a programação completa do evento.