ASN RN Atualização
Compartilhe

Líderes do setor de autopeças abordam desafios e oportunidades do segmento

Exploração de temas cruciais no setor automotivo entraram em pauta de participantes do 38⁰ Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – O presidente da Associação Nacional dos Sincopeças do Brasil – SINCOPEÇAS BR, Ranieri Leitão, esteve reunido na sede do Sebrae, em Natal, com dirigentes de sindicatos de autopeças de todo o país, por ocasião do 38⁰ Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), que acontece até esta sexta-feira (11) na capital potiguar. O Presidente da Fecomercio do Paraná, membro do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR e vice-governador do Estado, Darci Piana, também esteve presente, promovendo um debate sobre o cenário econômico brasileiro e os impactos no segmento de autopeças. A reunião dos congressistas no Sebrae foi idealizada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel Junior, que é também presidente do Sincopeças-RN.

Durante o encontro, diversos tópicos relevantes para o setor automotivo foram explorados, abrangendo temas como reparação automotiva e o movimento Right to Repair (Direito de Reparar). O conceito do Right to Repair visa reforçar os direitos dos consumidores em relação aos seus próprios produtos. O presidente da SINCOPEÇAS BR, Ranieri Leitão, enfatizou a importância desse movimento, destacando que ele busca simplificar a vida dos consumidores. “O consumidor precisa ter o direito de escolher onde deseja realizar reparos em seus veículos, independentemente da montadora”, ressaltou.

Ranieri Leitão observa que o cenário atual apresenta um contexto favorável para o setor de autopeças, em grande parte devido às altas taxas de juros que têm influenciado a decisão de compra dos consumidores em relação ao carro novo. Com as taxas de juros em níveis elevados, muitos potenciais compradores têm optado por adiar a aquisição de veículos novos, o que naturalmente se traduz em uma maior demanda por serviços de manutenção, reposição de peças e reparo em automóveis já existentes. “A expectativa é que essa tendência positiva se mantenha até o final do ano”, acrescenta.

O Presidente da Fecomércio do Paraná, Darci Piana, destacou os desafios enfrentados pelo setor de autopeças, principalmente devido à constante introdução de uma ampla variedade de novos modelos de veículos e tecnologias no mercado. Além disso, outro ponto de atenção é o crescimento dos modelos de carros elétricos, que prometem revolucionar o setor automotivo.

“Nesse contexto, é essencial que nos adiantemos nesse cenário constante de mudanças, abraçando uma mentalidade de adaptação e aprendizado contínuo para encarar esses desafios e ativamente buscar novas oportunidades no setor de autopeças”, afirma Darci Piana.

Sobre o 38⁰ Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

O 38⁰ Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE) é realizado pela Fecomércio RN e pelo Sindilojas RN, contando com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e do Sebrae, e o apoio do Sistema Fecomércio Sesc/Senac.

Em seu último dia, o evento teve um painel dedicado à reforma trabalhista, seguido por um momento de reflexão sobre as tendências e oportunidades no setor varejista, conduzido pelo economista Gil Giardelli. Encerrando a programação, o escritor e influenciador Marcos Rossi ministrará uma palestra motivacional. Para conferir a programação completa, acesse: https://www.congressonse.org.br/programacao.