Pau dos Ferros – A participação do Sebrae no Rio Grande do Norte na edição deste ano da Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar, a Finecap 2023, teve como foco a ênfase nos pequenos negócios que implusionam o desenvolvimento da região. Dentro das comemorações pelo cinquentenário da instituição, o espaço do Sebrae no evento foi dedicado à exposição das empresas atendidas e que são destaques nos municípios da região do Alto Oeste do estado. A Finecap 2023 teve início no dia primeiro, em Pau dos Ferros, e só encerrou nesta segunda-feira (4), com o desfile pela emancipação política do município.
A tradicional feira coincidiu com o período de celebrações pelos 50 anos de Sebrae no Rio Grande do Norte. Por isso, a instituição decidiu dedicar a participação no evento, colocando em evidência a razão de existir o Sebrae: os pequenos negócios. A área do Sebrae foi ocupada por empresas da região que são atendidas pelos projetos e ações, que têm contribuído para que esses negócios sejam referências em seus respectivos setores e localidades.
Essa foi a 26ª participação do Sebrae na Finecap, através da Agência Alto Oeste, e o espaço contou com dez estandes multisetorias e disponibilizou para os visitantes uma área de entretenimento com apresentações musicais de artistas locais.
A cerimônia de abertura da Feira, contou com a presença da Prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida Nascimento; da Governadora Fátima Bezerra; do diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti Júnior; do Gerente da Agència Sebrae no Alto Oeste, Rodolfo Barbosa Barreto, autoridades políticas, empresários e público em geral.
O diretor técnico João Hélio Cavalcanti esteve presente na abertura da exposição e falou do papel fundamental do Sebrae, que, nesses 50 anos, vem oferecendo serviços em prol do desenvolvimento das micro e pequenas do estado do Rio Grande do Norte.
“O Sebrae tem prestado um serviço relevante ao país, diante de tantas desigualdades existentes e que no campo dos pequenos negócios procuramos fazer com que, essas diferenças empresariais sejam menores. Construímos uma história e acumulamos muita experiência e conhecimento que faz com que todo o nosso corpo técnico tenha a capacidade de transformar o país”, destacou.
O diretor reforçou o que se espera do mercado para os próximos anos. “Nos próximos 50 anos estamos muito bem preparados para ajudar no desenvolvimento econômico e social do nosso país. Acreditamos que será de muito sucesso. Transformamos muitas vidas e ajudamos ainda mais a se materializar sonhos, daqueles que pretendem empreender e aos que já empreendem”.
A Zoet, empresa sediada em Pau dos Ferros, vem se destacando e ganhando mercado na região através da produção de chocolates artesanais e apostando além do sabor diferenciado, investindo em embalagens e sofisticação na estética dos produtos. Nesse sentindo Nayane Castro que é a criadora da Zoet atribui o seu sucesso a parceria que tem com o Sebrae.
Por outro lado, a empreendedora Isadora Jácome, proprietária da empresa Dora Patisserie, ressaltou a importância do apoio que recebe: “Agente que empreende e que tem o Sebrae como parceiro, se sente super assistida, não só como expositora, mas em outros momentos que o Sebrae promove, como eventos, capacitações, palestras entre outros”.
Durante os três dias de Finecap, no espaço alusivo aos 50 anos do Sebrae, estiveram por lá os seguintes expositores: Abraão Artesanato (cerâmica utilitária) e Cachaça Serra de Martins – ambas da cidade de Martins/RN; Sanvalle (água mineral) – Apodi/RN; Queijo Fazenda Barreiras – Encanto/RN; Queijo Fazenda Antônio Vindô – José da Penha/RN; Castanha Pequena Maria – Severiano Melo/RN; Colmeia (produtos apícolas); Dora Patisserie (macarons, bolos e doces); Zoet Chocolateria; Belisa (moda feminina); Crosby (moda masculina) – Pau dos Ferros/RN.
A Finecap é uma iniciativa da prefeitura de Pau dos Ferros, que fica a 392 quilômetros de Natal, conta com apoio de diversas instituições e que há 26 anos, em parceria com o Sebrae, vem estimulando a criação de novos empreendimentos sustentáveis e a geração de oportunidades e novos negócios, difundindo a ideia do empreendedorismo para o desenvolvimento local.