ASN RN Atualização
Compartilhe

Câmara de Caicó homenageia o Sebrae pelo fomento ao empreendedorismo na região

Durante sessão solene, vereadores do município de Caicó presta homenagem ao Sebrae pela atuação na região do Seridó. A solenidade ocorreu na noite da quinta-feira (21).
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Caicó – A Câmara de Vereadores de Caicó (a 266 quilômetros de Natal) prestou um reconhecimento público ao Sebrae no Rio Grande do Norte pelo trabalho e atuação desempenhados pela instituição no incentivo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento da região Seridó. A homenagem, alusiva aos 50 anos, ocorreu durante sessão solene da casa legislativa, realizada na noite da quinta-feira (21), quando os vereadores usaram o plenário para destacar a contribuição do Sebrae para melhorar o ambiente de negócios e desenvolver as pequenas empresas da região.

“É um tributo mais do que necessário a uma instituição que vem sendo um verdadeiro catalisador do desenvolvimento em nossa região”, sintetizou Thalles Rangel, vereador que propôs a homenagem.

A sessão solene contou com diversas autoridades locais, incluindo representantes de instituições como o Instituto Técnico Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Banco do Nordeste, além da bancada de vereadores de Caicó, entre outras autoridades. Lisonjeado com a homenagem, o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, externou os agradecimentos e destacou a dedicação e paixão com que o Sebrae atua para impulsionar o progresso da pequena empresa e dos produtores rurais, responsáveis pela geração de novos empregos no estado no país.

Para Zeca Melo, como também é conhecido o superintendente, as pequenas empresas são fundamentais para a geração de empregos no Rio Grande do Norte desempenhando um papel crucial no desenvolvimento econômico e na promoção do crescimento sustentável, citando como o potencial das queijeiras, que estimulam a economia em todo o Seridó.

“No Seridó, Sebrae vem transformando sonhos em negócios tangíveis”, enfatiou o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto

A história do Sebrae dialoga com o desenvolvimento dos pequenos negócios no Brasil e no Seridó, região rica em tradições e com economia pulsante em vários setores da economia, o Sebrae é catalisador fundamental desse desenvolvimento através de consultorias e apoio em áreas diversas como o setor de alimentos, indústria têxtil e na economia da cultura.

A história do Sebrae é entrelaçada com os desafios e potencialidades do Seridó. Em 1972, quando a região e o país enfrentavam turbulências financeiras e gerenciais, nasceu o Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pequena e Média Empresa, o CEBRAE, que posteriormente se tornou o Sebrae. Uma iniciativa que moldou não apenas a economia, mas a própria essência da região.

A década de 90 testemunhou uma expansão notável do Sebrae, com a abertura de escritórios em diversas localidades, promovendo crescimento e oportunidades. Programas como ‘Sempre no Meio do Campo’, lançado em 1996, foi um dos marcos na capacitação de produtores rurais, fortalecendo ainda mais as raízes agrícolas da região.

A cultura e economia criativa também se tornaram pilares do Sebrae, com oficinas de costura integrando-se de forma vital na economia local. Sempre buscando parcerias com as redes de governança municipais, o Sebrae também vem realizando projetos diversos, como exemplo do impacto duradouro dessa colaboração.

No Seridó, a história do Sebrae foi se consolidando como uma força vital para o desenvolvimento na região, de acordo com José Rangel de Araújo, que atua há 35 anos na entidade. “O Sebrae, agora reconhecido como um “Great Place to Work”, um dos melhores lugares para se trabalhar, é o epicentro dessa revolução econômica e cultural, com o Seridó brilhando como a principal bacia leiteira do RN”, afirmou.

Para Pedro Medeiros, gerente do Escritório Regional do Sebrae, é notável o trabalho desenvolvido pela entidade que vem transformando sonhos em negócios tangíveis, moldando a economia de toda região.

“Ao celebrar o Seridó e sua economia vibrante, a homenagem ao Sebrae vai além de um tributo. É um testemunho do poder da colaboração e resiliência, um compromisso renovado com o futuro do Seridó e do RN. Que essa trajetória inspire gerações futuras a continuarem a escrever essa história de sucesso”, completou.