Com o objetivo de promover o desenvolvimento do turismo de base comunitária no Quilombo Capoeiras, em Macaíba, o Sebrae-RN está realizando uma série de capacitações voltadas para atendimento ao cliente, modelagem de negócios e uso das mídias digitais com a comunidade local. Ao final do processo, a expectativa é apresentar o roteiro “Vem viver Capoeiras” a agências e profissionais de turismo.
A iniciativa faz parte do projeto Quilombolo Empreendedor, do programa Plural, desenvolvido pelo Sebrae-RN. As atividades com a comunidade começaram em 2024, quando, por meio de uma consultoria, os moradores iniciaram a formatação do roteiro turístico de base comunitária, que valoriza a história e a cultura local.
Liliane Moura, natural e residente de Capoeiras, destaca que as capacitações estão qualificando e desenvolvendo o potencial empreendedor dos moradores do quilombo, fortalecendo tanto a autonomia na gestão de pequenos negócios de diversos ramos quanto a preparação específica para o turismo. “Estamos aprendendo a acolher e receber melhor os visitantes, sem perder a nossa identidade e o nosso jeito, mas aperfeiçoando as práticas já realizadas dentro da comunidade”, afirma.
Segundo Elisete Lopes, gestora do programa, o propósito do roteiro é aproximar a sociedade da riqueza cultural da comunidade. “Esse roteiro hoje tem sido voltado ao público escolar como forma de valorizar a cultura quilombola desde a infância”, destacou.
Neste ano, as capacitações foram ampliadas e contemplam conteúdos relacionados ao atendimento ao cliente, com técnicas práticas para encantar visitantes e fidelizar o público, sem perder a autenticidade cultural; modelagem de negócios, voltada à estruturação dos empreendimentos e à tomada de decisões estratégicas; e marketing digital, com oficinas sobre o uso do Instagram e do WhatsApp Business como ferramentas de divulgação e relacionamento.
Até novembro, está prevista a apresentação oficial do roteiro “Vem viver Capoeiras” às agências e profissionais de turismo, consolidando mais uma etapa no fortalecimento do turismo de base comunitária em Macaíba.