ASN RN
Compartilhe

Conecta 2024 terá emissões de carbono neutralizadas com plantio de árvores no RN

 É a primeira vez que um evento realizado pelo Sebrae tem a compensação do carbono emitido feita por um projeto ambiental do RN, a Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Goianinha – A realização do Conecta Expo Negócio 2024, no estádio Nazarenão, em Goianinha, segue todas as regras para ser considerado evento neutro. Isso significa que o Sebrae no Rio Grande do Norte está quantificando o impacto ambiental com a emissão de carbono do evento, desde a montagem até o deslocamento de pessoal e do público, para reduzi-lo e, em seguida, neutralizá-lo. O Conecta marca um importante passo na direção da sustentabilidade, demonstrando que é possível realizar grandes eventos com responsabilidade ambiental e social.

A quantidade de gás carbônico emitida pela respiração dos participantes e também pela combustão de combustíveis fósseis em veículos usados para deslocamento até o evento será compensada com árvores plantadas. A quantidade de gases será calculada e o crédito será adquirido de um projeto certificado em uma unidade de conservação situada no município. Pela primeira vez, o evento terá as emissões de carbono neutralizadas por um projeto ambiental, responsável pela compensação, localizado no próprio Rio Grande do Norte, a Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra.

A analista do Sebrae-RN, Rejane Monteiro, responsável pela sustentabilidade ambiental da instituição, compartilhou detalhes sobre o trabalho de sustentabilidade no Conecta. “Estamos fazendo a coleta seletiva de tudo que é usado aqui no espaço. Essa coleta seletiva é pesada e é reaproveitada. E também estamos fazendo a neutralização, o levantamento da pegada de carbono que existe aqui no espaço”, disse Rejane Monteiro.

A grande novidade é que a neutralização será feita no próprio município de Goianinha, em uma área de Preservação Ambiental. “Serão plantadas árvores exatamente para obter essa neutralização”, explicou Rejane. Para dar publicidade e chamar a atenção das pessoas, os palestrantes do evento, como Diego Ribas, farão um plantio simbólico. Isso ocorreu no palco, na presença de mais de mil pessoas, com o intuito de sensibilizar o público local.

Felipe Teixeira, diretor da Ambiental, empresa responsável pela neutralização do evento, falou sobre a importância desse trabalho. “Trabalhamos com a neutralização do carbono e também com a questão de gestão de resíduos. Isso para que os eventos sejam eventos sustentáveis”, afirmou Felipe. Ele destacou a inclusão social como um dos benefícios do projeto.

“Hoje temos aqui na gestão de resíduos os próprios catadores aqui do município de Goianinha. Nós trouxemos essas pessoas que já trabalham com recicláveis aqui no município para trabalhar aqui dentro do evento, gerando renda para eles”, disse o diretor da Ambiental.

Recuperação de área degradada

A compensação das emissões de CO2 será feita através do plantio em uma área degradada de uma área de preservação ambiental do município, a Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra. “Vamos poder demonstrar que realmente foi feito e foi efetivada a neutralização do carbono, que está dentro das propostas do evento”, afirmou Felipe. Será realizado um inventário das emissões de gases do evento. “Como nós temos calculadora também, a Eco2, que temos um educador ambiental que está rodando pelo evento, calculando a pegada de carbono do pessoal”, explicou.

Para Felipe, a iniciativa é importante para entender a dinâmica do evento e ajudar na organização de futuros eventos. “Isso é extremamente importante para saber até a própria dinâmica do evento, até para ajudar no próximo evento, saber a questão de acessibilidade, saber sobre questões também de inclusão”, ressaltou.

O diretor da Ambiental, destacou ainda a importância do engajamento do Sebrae na sustentabilidade. “O engajamento ocorre através dessas ações que são aplicadas, que podem ser replicadas. O Sebrae aqui do Rio Grande do Norte, através da adoção dessa estratégia, é mostrar para outras instituições que é possível fazer principalmente no local”, disse Felipe. Ele ressaltou a necessidade de trazer essas opções para o Nordeste, onde as grandes movimentações de empresas que fazem a gestão de resíduos e a compensação das emissões estão localizadas principalmente no Sul e Sudeste.

Avaliação da edição 

O diretor superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto, fez uma avaliação positiva do novo formato do Conecta. “O que eu vejo aqui de mais diferente é um empoderamento. Eu vejo que a iniciativa privada, as empresas da região, principalmente as empresas de Goianinha, assumiram o protagonismo da feira, do evento, que é o que interessa pra gente. Nós somos apoio”, enfatizou Zeca Melo, como também é conhecido o diretor.

Para o superintendente, essa assunção do protagonismo pela iniciativa privada vai viabilizar o projeto para o futuro. “A gente dá um empurrão e a iniciativa privada assume e toca pra frente. Claro que com a gente vai ter sempre parceiro”, disse, considerando o Conecta um evento inovador, sob todos os aspectos. “Principalmente numa região carente de coisas desse tamanho. Junta a questão do mercado, a questão da feira com grandes palestras. Coincidentemente aconteceu no período em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher. E as mulheres estão muito mais animadas hoje, e ninguém segura a mulher animada mesmo”, brincou.

Leonel Pontes, gerente da Agência Sebrae Agreste, compartilha sua alegria em ver o Conecta Expo Negócios se tornar realidade e um grande sucesso!

“O projeto foi abraçado pelos empreendedores da região, que investiram e trouxeram suas empresas para serem protagonistas do evento”, pontuou Leonel.

Interiorizar eventos como esse é fundamental para acelerar o desenvolvimento dos territórios. O Conecta já se tornou o maior evento de negócios das regiões Agreste e Litoral Sul. O sucesso do evento evidencia o aquecimento econômico e a visão empreendedora dos empresários da região e reforça o compromisso do Sebrae com a região. A prefeita Nira Galvão já anunciou a data da edição 2025 do Conecta Expo Negócios. “De 14 a 16 de agosto do próximo ano, entraremos novamente em campo no Nazarenão para a segunda edição deste grandioso evento”.