ASN RN Atualização
Compartilhe

Conexão Empreendedora aproxima mercado e universidades em Caicó para impulsionar novas ideias e negócios inovadores

Competências técnicas e interpessoais são essenciais para fortalecer o ecossistema de inovação
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Caicó/RN- Nos dias 12 e 13 de novembro, Caicó foi palco do Projeto Conexão Empreendedora, promovido pelo Sebrae RN. O evento, realizado na unidade do Sebrae em Caicó, reuniu representantes de instituições de ensino superior, alunos e professores em uma série de grupos focais que buscaram fortalecer o vínculo entre o ambiente acadêmico e o mercado, promovendo o desenvolvimento de competências e fomentando o surgimento de novas ideias e negócios na região do Seridó.

Ítalo Bruno, analista técnico do Sebrae RN, destacou a importância de conectar o ecossistema local de inovação à educação empreendedora. “Estamos envolvendo o ecossistema local e a educação empreendedora, que permeia todos os segmentos prioritários dentro desse ecossistema. Ao unir universidades e mercado de trabalho, criamos um elo significativo para a região do Seridó”, ressaltou o analista.

A gestora do Conexão Empreendedora, Ceiça Moreno, acrescentou que o projeto vai além de oferecer soluções de mercado. “O objetivo é possibilitar que as demandas reais do mercado subsidiem estudos e pesquisas universitárias, criando oportunidades de negócios e fortalecendo competências técnicas e comportamentais nos estudantes, como as habilidades interpessoais (soft skills) e as habilidades técnicas (hard skills). Essa junção de competências é essencial para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo local”, afirmou Ceiça.

Ceiça Moreno(camisa branca ao centro) e Paulo Ricardo conduziram as atividades

Para a aluna Geralda Jéssica, o evento ressaltou a importância do aprendizado voltado ao empreendedorismo para a sua área de formação. “Foi um momento de troca e aprendizado entre alunos de diversas instituições e o Sebrae. O curso de design de moda oferece um leque muito amplo de possibilidades de atuação, e ter esse conhecimento na área de empreendedorismo é essencial para seguir na carreira comercial”, comentou.

Já o estudante Alec Can Ialcin, do curso de Sistemas de Informação, considerou que a experiência trouxe um novo olhar sobre a importância do empreendedorismo. “Na minha área, isso deveria ser ainda mais relevante. Passei a me conectar com o empreendedorismo neste ano, e o evento foi muito importante para a construção de novas ideias. No futuro, isso pode me levar a ser empreendedor, criar uma startup ou buscar oportunidades na área”, afirmou.

Durante os grupos focais, representantes das principais instituições de ensino do estado, incluindo IFRN, UFRN, UNP e Universidade Católica, participaram de encontros focados na troca de experiências e na discussão das necessidades e expectativas de cada segmento. Professores, coordenadores e estudantes de diversos cursos compartilharam suas visões sobre o desenvolvimento de competências empreendedoras e o papel da universidade na formação profissional.

A iniciativa também proporcionou aos participantes um espaço de diálogo para discutir as necessidades educacionais e oportunidades de negócio alinhadas às demandas do mercado. Ainda dentro do Projeto, o Sebrae também realizou no último dia 04, em Natal, o Workshop de Sustentabilidade e Startup Ideias no SEBRAELab e em Mossoró, no dia 08, Start Ideas no Socialab, na UERN

  • Projeto Conexão Empreendedora