Pau dos Ferros – O fomento ao desenvolvimento de negócios ou iniciativas com foco na sustentabilidade e na inovação promoverá, a curto e médio prazos, o fortalecimento das cadeias produtivas do turismo e da moda nas regiões Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte. Essa é a ideia do Sebrae-RN e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) ao lançarem, nesta quinta-feira (2), em Pau dos Ferros, o edital Moda & Turismo – “Transforme sua ideia em uma ação de desenvolvimento para o Oeste e Seridó potiguar”.
A chamada pública destinará R$ 650 mil para iniciativas e modelos de negócios dos segmentos de moda e turismo, inseridos nas regiões Oeste e Seridó. Serão selecionados 50 projetos inovadores, sendo 25 do setor de moda e a outra metade da cadeia produtiva do turismo, com aporte financeiro de R$ 13 mil para cada proposta. O resultado do processo será anunciado no dia 9 de setembro deste ano e os contemplados terão até 30 de abril de 2023 para executar o projeto.
Para auxiliar os negócios candidatos ao edital, o Sebrae-RN vai realizar oficinas preparatórias no intuito de detalhar as principais regras e exigências do concurso. As capacitações serão realizadas em Currais Novos, na próxima quarta-feira (8), Mossoró, na quinta-feira (09) e em Natal no dia 14 deste mês, sempre às 15h, nas Agências Sebrae desses municípios. Na região do Seridó, o lançamento do edital Moda & Turismo, do Sebrae-RN e Fapern aconteceu na última quarta-feira (1º), na cidade de Caicó.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, o edital tem papel decisivo no fortalecimento das economias regionais, ao estimular projetos inseridos em duas importantes cadeias produtivas, não só das regiões Oeste e Seridó, mas de todo o estado.
“Quem ganha com isso são os pequenos negócios do Seridó e do Oeste Potiguar. Teremos duas cadeias produtivas mais fortalecidas, e trabalhando projetos que focam na inovação e sustentabilidade, a partir do aporte que cada empresa contemplada terá [R$ 13 mil]. Serão 50 projetos contemplados, um conjunto de atividades que, juntas, farão a diferença no desenvolvimento regional”, destaca o presidente do CDE do Sebrae-RN.
Itamar Manso lembrou ainda que, após contemplados, os projetos receberão consultorias por meio de oficinas nas áreas de modelo de negócios, marketing e finanças. “Não basta só dar o recurso. Tem que orientar. E faremos isso com mentoria e capacitações, pois muitos negócios, apesar de ter uma boa ideia de inovação ou sustentabilidade, não conseguem avançar porque pecam em áreas como finanças, por exemplo”, explica.
Presente ao lançamento do edital, o secretário de Planejamento do Estado, Aldemir Freire, destacou a interiorização como ponto crucial do edital para fortalecimento da economia regional. “É um passo muito importante você fazer um edital voltado para moda e o turismo mais centrado no interior do estado. Percebemos que em outras regiões, como em Natal e região metropolitana, essa economia já está mais estruturada. E, no interior do estado ainda está em processo de estruturação dessa economia Então, é muito salutar interiorizar e fortalecer as economias dessas regiões”, ressalta.
De acordo com a analista de CT&I da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), Eliete Queiroz, ao propor o desenvolvimento de um programa de fomento à inovação para Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas e pequenas empresas das cadeias produtivas da moda e do turismo do Estado, o Sebrae-RN e a Fapern estimulam, diretamente, a geração de emprego e renda. “Estas cadeias, além da grande relevância econômica, se caracterizam pela alta capacidade de geração de empregos. Por isso tão importante é o edital e a parceria firmada com Sebrae”, frisa.
Aspectos culturais
Atento a cada regra do edital, o artesão Abraão da Silva, do município de Martins, já vislumbra implementar planos inovadores e sustentáveis para fortalecer uma tradição familiar de quatro gerações que virou uma das atividades mais representativas da região serrana do estado.
“Produzimos louça, com traços dos povos indígenas desde a minha bisavó, dona Bela. E de lá para cá, mudamos alguns processos, mas, agora, com o edital, vamos inscrever um projeto para levar mais sustentabilidade ao negócio, como mudanças na queima das peças, além de mudanças na embalagem, que está no papel e não fizemos por causa dos custos. Vamos torcer para o projeto ser contemplado”, pontua.
Em bate-papo com empreendedores presentes ao lançamento do edital, o estilista e consultor do Sebrae-RN, Yuri Dantas, deu dicas para quem pretende submeter projeto ao edital: observar os aspectos culturais e estabelecer parcerias com fornecedores locais, que são pontos que devem ser levados em consideração.
“Um dos pilares de uma marca de moda sustentável é o cultural. Então, o pilar cultural diz respeito ao quanto sua empresa interage com a cultura do local em que está inserida. Pode ser através de uma parceria com pequenos produtores artesanais locais, com o aproveitamento de saberes ancestrais. Temos um potencial artesanal gigantesco, então, a colaboração, troca de saberes fortalece a marca, te fortalece financeiramente, fortalece economicamente a artesã e fomenta o artesanato local”, conclui o estilista.