Micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte que desejam aumentar a produtividade e o faturamento, mas enfrentam dificuldades para identificar gargalos internos, têm a oportunidade de participar gratuitamente do projeto ALI Produtividade, do Sebrae-RN. Na última edição do programa no estado, realizada entre 2022 e 2024, 751 empresas foram atendidas. Juntas, elas registraram aumento médio de 19,5% na produtividade e de 5,5% no faturamento.
Nesta nova edição, iniciada em 2026, serão realizados cinco ciclos, cada um com duração de seis meses, contemplando cerca de 200 empresas por etapa. Para este primeiro ciclo, estão abertas vagas, com inscrições gratuitas até o dia 28 de fevereiro, por meio da Central de Atendimento 0800 570 0800.
A iniciativa atenderá negócios localizados em Natal, Mossoró, Currais Novos, Caicó e Assú. Podem participar empresas de todos os segmentos — comércio, serviços ou indústria — desde que tenham pelo menos um ano de CNPJ constituído.
O programa tem como objetivo auxiliar os empreendedores a ampliar a produtividade por meio da implementação de soluções inovadoras em processos, produtos e serviços. As empresas selecionadas recebem acompanhamento gratuito e personalizado de um Agente Local de Inovação (ALI) durante seis meses. O trabalho inclui diagnóstico dos principais desafios, proposição de soluções, apoio na implementação e monitoramento de resultados, com base na metodologia “Conectar”.
Resultados comprovados

Em Mossoró, a empresa Viva Mais – Alimentos Saudáveis alcançou mais de 300% de crescimento na produtividade após a participação no projeto. A proprietária, Lisianne Rafaela, relata que enfrentava dificuldades nos processos de gestão e no controle financeiro.
“Após conhecer o programa, percebi os problemas que existiam na loja. Com o ALI Produtividade, melhoramos o sistema, os indicadores e passamos a ter relatórios gerenciais. Sou grata pela transformação na empresa e indico a outros empresários, porque vale muito a pena”, relata a empresária.
Outro empresário atendido pelo programa, Daciano Aquino, da Doces Mirassol, afirma que o acompanhamento permitiu maior clareza sobre os pontos fortes e fracos do negócio. Segundo o gestor, o prazo de atendimento a uma encomenda caiu de uma média de 25 para 10 dias.
“Passamos a identificar melhor nossas fragilidades, como perdas na produção e atrasos nas entregas. Implementamos planos de ação, reduzimos o tempo de produção e entrega dos pedidos, melhoramos a organização interna e aumentamos o capital de giro. Também fortalecemos nossa presença no Instagram, conquistando novos seguidores e aprimorando a identidade visual da marca”, conta.
Benefícios e inscrições
A gestora do ALI Produtividade no Sebrae-RN, Algéria Varela, destaca que o foco do programa é promover uma gestão orientada por dados, de forma que a empresa consiga mensurar seus resultados e, a partir disso, melhorar a produtividade.
“O acompanhamento do agente local irá subsidiar o empresário, dando clareza sobre o que de fato impacta na melhoria da produtividade e oferecendo a oportunidade de contar com uma metodologia testada em empresas por todo o Brasil. Melhorar a produtividade é garantir vida longa aos pequenos negócios”, ressalta a gestora.
Entre os principais benefícios do programa estão o fortalecimento da visão estratégica, o uso de ferramentas de gestão, o estímulo à cultura de dados e inovação, a conexão com o ecossistema de empreendedorismo, além da mensuração de resultados e do reconhecimento do progresso alcançado.
Serviço:
Inscrições para o ALI Produtividade
Duração: seis meses
Custo: gratuito
Informações e inscrições: 0800 570 0800
-

