Um grupo de 27 empresários e potenciais empreendedores do município de Apodi, no Oeste Potiguar, participa de mais uma edição do Empretec – seminário reconhecido nacional e internacionalmente por seu impacto na formação de empreendedores. Estratégico para o fortalecimento do empreendedorismo regional, o evento começou nessa segunda-feira (21) segue até sexta-feira (25), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local. A CDL é parceira do Sebrae no Rio Grande do Norte na capacitação no município..
O Empretec é um treinamento comportamental, com foco no desenvolvimento do comportamento empreendedor. Está com novo formato, em cinco dias — redução em relação aos seis dias tradicionalmente praticados. Na 371ª edição do Empretec no Rio Grande do Norte, a turma em Apodi reúne participantes de diversas áreas do comércio, serviços e indústria, profissionais liberais e pessoas que projetam empreender.
Gestor estadual do Empretec, Everton Lucena explica que, embora reduzido o número de dias, o novo formato da capacitação mantém aspectos essenciais, como o despertar o comportamento empreendedor dos participantes, que consolidam o caráter estratégico do Empretec.
“O novo formato, mais atual, traz mais dinamismo e assertividade ao Empretec, sem perder a essência que tornou o seminário referência no Brasil e no mundo como modelo bem-sucedido de capacitação empreendedora. Em Apodi, como nos demais municípios onde aplicamos a metodologia, o propósito segue o mesmo: contribuir para o aprimoramento das características empreendedoras de quem empreende ou deseja empreender em nosso estado”, enfatiza.
Franqueda em Apodi da Farmafórmula, farmácia de manipulação, Ana Paula Noronha é uma das participantes da intensa jornada de desenvolvimento pessoal e profissional promovida pelo Empretec. O objetivo, conforme a empresária, é vivenciar uma verdadeira transformação empresarial ao final do curso.
Aperfeiçoamento
“Eu vim com o intuito de melhorar a questão de liderança na minha empresa, que até então eu vejo uma deficiência muito grande, também na questão de gestão de vendas e de pessoas, e minha expectativa para esse curso eu sair daqui bem diferente da forma que eu entrei: bem melhor, bem mais empreendedora, com a visão bem melhor de tudo em relação ao comércio, às vendas, aos clientes e às pessoas como um todo”, pontua.
A edição do Empretec em Apodi é a 10ª realizada pelo Sebrae RN em todo o Rio Grande do Norte neste ano. Outras oito turmas estão previstas para acontecer no segundo semestre de 2025, entre elas uma no município de Martins, na região do Alto Oeste Potiguar, em setembro.
Analista técnica do Sebrae RN, Agelda Feitosa ressalta que, com o início da nova turma, a ideia é reforçar as ações com ênfase no fortalecimento dos pequenos negócios e com o desenvolvimento da uma cultura empreendedora mais sustentável no interior do estado.
“O Empretec desperta as competências do empreendedor de modo a tornar os negócios mais sólidos, e, como resultado, temos regiões economicamente mais fortalecidas a partir da força do empreendedorismo. Trazer a capacitação para municípios como Apodi, com potencial empreendedor tão elevado, reforça nosso compromisso enquanto instituição parceira do empreendedor e do desenvolvimento do nosso estado”, frisa.
O Empretec é uma metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. O seminário é voltado ao fortalecimento de competências comportamentais essenciais ao empreendedorismo, como iniciativa, persistência, planejamento, qualidade e eficiência, entre outras.