ASN RN Atualização
Compartilhe

Empretec Rural fortalece negócios no Seridó Potiguar

Primeira turma da região reuniu empreendedores de doze municípios
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

O Seridó abriga a maior bacia leiteira do Rio Grande do Norte, sendo conhecido por sua forte tradição no âmbito rural, entretanto a região ainda enfrenta desafios relacionados à gestão e profissionalização dos negócios. Dessa forma, o Empretec Rural surge como uma resposta a essas necessidades, oferecendo aos participantes a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e fortalecer suas atividades empresariais, sendo voltada para os empreendedores de negócios rurais. Esta solução, disponibilizada pelo Sebrae/RN, foi realizada pela primeira vez entre os dias 16 a 20 de setembro, em Caicó/RN.

A metodologia do Empretec é reconhecida internacionalmente por sua eficácia e foi adaptada para atender as necessidades específicas do agronegócio, um setor fundamental para economias locais. O curso trouxe uma abordagem mais prática, tendo como base temas como gestão, eficiência produtiva e inovação voltada para o setor agropecuário.

Kessianny Souza, analista técnica do Sebrae RN, ressaltou a importância da ação para a região: “É a primeira vez que realizamos o Empretec Rural no Seridó. Já fazemos a modalidade tradicional há mais de 20 anos, mas esta edição é focada nos negócios rurais, uma área tão importante para todos nós. O curso foi desenvolvido para adaptar as ferramentas do empreendedorismo às realidades do agronegócio, ajudando empresários a conduzir suas empresas de forma mais eficiente e sustentável”, explicou.

Hermínio Brito, um dos facilitadores do Empretec Rural, ressaltou a relevância das adaptações feitas para o público rural: “O Empretec já existe no Brasil há trinta anos e essa versão rural trouxe uma linguagem adequada ao homem do campo. A diversidade entre os participantes, com pessoas de doze municípios diferentes, enriquece ainda mais a troca de experiências e conhecimentos”, disse. Hermínio acredita ainda que, além de aprimorar as técnicas de gestão, o curso também contribui para que os produtores aprendam a agregar valor ao que produzem. “O seridoense faz as coisas com muita qualidade, mas precisa aprimorar a eficiência”, pontuou. Ainda segundo ele, a grande contribuição do Sebrae para a cadeia produtiva rural da região é permitir que as pessoas façam mais planejamento e tenham maior capacidade de avaliar custos para poder estabelecer preços justos, produzindo com qualidade, assinalou.

Para a facilitadora paranaense Elaine Galon, o Empretec Rural veio atender uma demanda até então reprimida, por mais conhecimento de gestão no campo: “O meio rural ainda carece de uma gestão mais profissionalizada. Esse curso traz uma abordagem focada em resultados, ajudando os empreendedores a transformarem seus negócios em fontes de retorno financeiro condizentes com o esforço e a qualidade que entregam”, destacou.

Ainda segundo Elaine, a forte presença feminina no curso demonstra o protagonismo crescente das mulheres no setor rural. Uma dessas participantes é Ilcia Fernandes, que atua na área jurídica com regularização de imóveis, georreferenciamento e atualização do cadastro dos imóveis rurais e possui uma origem familiar ligada aos negócios no campo. De acordo com ela, o Empretec Rural a motivou a buscar mais conhecimentos para atuar na área: “O Empretec está sendo um norte para mim. Embora eu venha de uma área jurídica, me ajudou a identificar meu interesse em empreender no agronegócio e me deu uma base sólida de conhecimentos”, contou.

Já Nadson Medeiros, pecuarista e produtor de queijo, destacou como o Empretec foi essencial para sua percepção como empresário. “Eu não me via como um empreendedor antes de participar do curso. Foi um desafio, mas percebi que havia muitas coisas que eu podia melhorar. Agora, com esse conhecimento, vou aplicar tudo para transformar minha empresa e obter melhores resultados”, afirmou.

Realizado no período de 16 a 21 de setembro, o Empretec Rural contou com a presença de representantes de doze municípios seridoenses, que atuam em áreas diversas áreas do agronegócio, como agricultura, pecuária e produção de queijos.

PRÓXIMA TURMA

A próxima turma do Empretec Rural vai acontecer, de 25 a 30 de novembro em Mossoró/RN. As pré- inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link a seguir: http://bit.ly/empretecnorn

-

-

  • Empretec Rural; Caicó