Uma iniciativa irá conectar participantes com uma rica realidade de conhecimentos, desafios e soluções de comunidades locais. Trata-se do “Encontro com Comunidades”, ação que irá acontecer durante o Conexão ODS, evento realizado por Somos Um, Pacto Global – Rede Brasil, Sebrae e Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Natal–RN, nos dias 07, 08 e 09 de agosto, que tem como foco é ir além da teoria, e proporcionar uma vivência e um aprendizado profundo a partir da experiência de quem dedica seus talentos para resolver problemas socioambientais no Brasil.
A ação busca amplificar a voz das comunidades, valorizando seus saberes, práticas ancestrais e contemporâneas na busca por superar desafios. “Ao promover essa conexão, pretendemos gerar maior visibilidade para os projetos locais, incentivando o reconhecimento e o apoio às suas iniciativas. Além disso, a interação com os participantes pode abrir portas para novas parcerias e recursos, fortalecendo a resiliência e a sustentabilidade dessas comunidades”, explica Ticiana Rolim, presidente da Somos Um.
Os participantes terão a chance de acompanhar ações de cinco comunidades, com diversas vivências e referências diversas na busca de soluções para desafios socioambientais no Rio Grande do Norte.
Projeto ReforAMAR – uma visita ao Lar da Vovozinha para vivenciar a obra realizada no local pela ONG ReforAMAR, uma associação sem fins lucrativos que transforma vidas por meio da reforma de casas e apoio a organizações sociais em situação de vulnerabilidade.
Katu Experiência – um passeio imersivo e educativo pela cultura, história e espiritualidade do povo Potiguara Katu. Os participantes ouvirão narrativas de resistência e as lutas diárias dessa comunidade, o que os levará a refletir sobre estereótipos e a invisibilidade indígena. A Katu Experiências é um negócio de impacto social de Turismo de Base Comunitária (TBC), que oferece vivências projetadas para valorizar a cultura, fortalecer a autoestima dos moradores e fomentar a economia da comunidade Katu.
Associação Casa do Bem – instituição localizada no bairro Mãe Luiza, atende direta ou indiretamente 2.800 pessoas – entre crianças, adolescentes e adultos – por meio de 30 projetos executados por voluntários e moradores do próprio bairro. A Casa do Bem tem como objetivo melhorar a vida das pessoas da comunidade Mãe Luiza através da promoção de atividades culturais, esportivas, educativas, gastronômicas, recreativas e sociais.
Associação Quilombola dos Moradores de Capoeiras – a maior comunidade quilombola do Rio Grande do Norte é um território repleto de histórias de resistência e de lideranças comunitárias conscientes sobre as potencialidades presentes em seu território, assim como, sobre a importância do fortalecimento coletivo para não deixar suas tradições se perderem com o tempo. A instituição promove projetos sociais e culturais e abriga 350 famílias, além disso é um ponto de cultura, o Ponto de Cultura Quilombola Baobá.
Instituto Navegar – esporte, educação ambiental e limpeza do mangue são as três principais ações desenvolvidas pelo Instituto Navegar, beneficiando diretamente crianças e jovens das comunidades do Paço da Pátria e da Redinha. Os participantes embarcarão no barco da marina Badauê e, navegando até o mangue, será realizada uma roda de conversa sobre as boas práticas da instituição.
Para João Hélio, diretor técnico do Sebrae RN, “O Encontro com Comunidades é uma oportunidade para estreitar relacionamento, conhecer in loco, a realidade desses ambientes e quem está na linha de frente, transformando problemas e dificuldades em oportunidades de negócios sustentáveis”. A imersão deve fomentar o pensamento crítico, a empatia e o desenvolvimento de habilidades práticas, inspirando os participantes a se tornarem agentes de mudança. É uma oportunidade única de aprender diretamente com quem está na linha de frente, transformando problemas em oportunidades.
A atividade busca, portanto, valorizar essas realidades, reconhecendo que cada comunidade é um ecossistema vivo onde diferentes agentes se integram em uma unidade comum ao vivenciar novas realidades. “Dentro da proposta do Conexão ODS, este será um momento de escuta e aprendizado, que ajudará os representantes das empresas a planejar e a executar iniciativas para a construção de um futuro mais justo e sustentável”, finaliza Guilherme Xavier, co-diretor executivo do Pacto Global – Rede Brasil.”, finaliza Guilherme Xavier, co-diretor executivo do Pacto Global – Rede Brasil.
Serviço:
Conexão ODS
Quando: 07 a 09 de agosto de 2025
Onde: Hotel Senac Barreira Roxa – Natal/RN
Realização: Somos Um, Pacto Global – Rede Brasil, Sebrae-RN e Centro Sebrae de Sustentabilidade.
-