Natal – O Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) promove nos dias 03 e 04 de junho o Encontro Estadual dos Agentes de Desenvolvimento, no Hotel Praiamar, em Natal. O evento tem como objetivo capacitar os Agentes de Desenvolvimento (ADs), destacando seu protagonismo como primeiros pontos de contato e facilitadores para gestores públicos e empreendedores em diversos municípios do estado. A iniciativa busca reforçar a importância desses agentes na rede de atendimento estendida do Sebrae, garantindo uma articulação eficaz e o avanço das estratégias de apoio ao empreendedorismo local.
Os diretores do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto (superintende), Marcelo Toscano (operações) e João Hélio Cavalcanti (técnico), juntamente com o presidente do Conselho Deliberativo, Itamar Manso Maciel e a gestora da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Cátia Lopes, estiveram presentes na programação de abertura.
Na ocasião, o diretor-superintendente do Sebrae apresentou um panorama geral do Rio Grande do Norte, destacando também as iniciativas da instituição voltadas para o apoio aos micro e pequenos empreendimentos de diversos segmentos. O diretor, que também é conhecido como Zeca Melo, ressaltou ainda a importância do evento na criação de um ambiente propício para trocas de experiências.
“Este encontro não apenas promove o intercâmbio de conhecimentos e práticas, mas também fortalece as relações entre os agentes, criando um ambiente ideal para discussões e trocas de experiências que são essenciais para o aprimoramento contínuo dos nossos serviços de suporte ao empreendedorismo local.”
Em sua fala durante a abertura, o diretor de operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano, enfatizou o papel indispensável que os agentes de desenvolvimento têm para o atendimento ao cliente da instituição.
“Hoje, os agentes de desenvolvimento desempenham um papel fundamental, já respondendo por uma parcela significativa do atendimento. Nossa meta é ampliar essa contribuição, ultrapassando os 12%. Confiamos muito no potencial de cada um de vocês e na importância de continuarmos a capacitar nossos agentes para elevar ainda mais a qualidade dos nossos serviços”, afirmou Marcelo Toscano.
De acordo com a gestora da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Cátia Lopes, os agentes de desenvolvimento desempenham um papel central na expansão e apoio ao empreendedorismo nos municípios potiguares, especialmente nos mais distantes e com acesso limitado.
“Os ADs são peças essenciais na articulação e mobilização das iniciativas do Sebrae, organizando demandas locais e facilitando o acesso a projetos e serviços. Eles são fundamentais para implementar nossa estratégia de atendimento aos empreendedores em todo o estado.”
Ainda de acordo com Cátia Lopes,o Encontro Estadual dos Agentes de Desenvolvimento oferece uma plataforma para o compartilhamento de experiências bem-sucedidas, por meio da apresentação de casos premiados que reconhecem o trabalho dos agentes no estado.
No segundo e último dia de evento, a programação será das 8h às 18h e incluirá temas como inovação e criatividade, o papel do agente de desenvolvimento no desenvolvimento territorial, leis de incentivo, entre outros assuntos relevantes.
Veja como foi o primeiro dia do evento:
-
Fotos e vídeo: Saul de Andrade Souza