ASN RN Atualização
Compartilhe

Encontro vai discutir e planejar soluções estratégicas para setor fotovoltaico no RN

Promovido pelo Sebrae, o Kick Off Solar 2023 visa avaliar o mercado, apresentar tendências e planejar soluções estratégicas com empresários do setor
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – Passado pouco mais de um ano da regulamentação do Marco Legal da Geração Distribuída no Brasil, aprovado em janeiro do ano passado, o segmento de produção de energia solar fotovoltaica ainda tem desafios a superar para consolidar as operações e investimentos programados para expansão do setor no país. Essa fonte renovável já ocupa a segunda posição na matriz energética brasileira, tendo alcançado em 2022 uma capacidade operacional superior a 23 Giga Watts (GW), potência obtida através das gerações centralizada e distribuídas, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). ica (Aneel).

Para avaliar o cenário e as perspectivas desse mercado ao longo deste ano, o Sebrae no Rio Grande do Norte promove o Kick Off Solar 2023. O encontro ocorre nas próxima terça-feira (28), às 17h, na sede do Sebrae-RN, e vai reunir empresários e players dessa cadeia produtiva para apresentar tendências, discutir questões que podem auxiliar no avanço do setor e planejar ações estratégicas para consolidar o setor fotovoltaico na matriz brasileira.

Trata-se de um encontro anual com os empresários do setor solar fotovoltaico e busca mapear necessidades e propor soluções para o plano de ação anual. Devem participar do Kick Off Solar 2023 empresas integradoras, distribuidoras, elos do setor solar fotovoltaico, empresários, associações e parceiros do setor

“A ideia é promover uma ampla discussão sobre as necessidades de melhoria para o setor, que ainda possui áreas a avançar no sentido de se criar no país um ambiente favorável a esses negócios”, ressalta a gestora do projeto RN Solar do Sebrae-RN, Maezia Teodora.

Entre os principais desafios, segundo a analista técnica do Sebrae-RN, está a adequação e entendimento da nova regulamentação REN 1.000, instituída pela Aneel. Há ainda questões sobre a mudança do sistema de compensação de crédito de energia, o excedente que é injetado na rede da distribuidora.

Programação

A estimativa da Absolar é que o setor atinja em 2023 uma capacidade instalada acumulada de 34 GW. Foto:Tulio Vidal

Mercado Livre de Energias, Regulaçao, mercado, gestão e outras questões estarão no centro dos debates do Kick Off Solar. A programação contará com uma palestra abordando as tendências e as novas oportunidades que surgem para o setor. A palestra será ministrada por Luiza Bertazzoli e Marco Conte, que são especialistas da Greener. O evento terá ainda discussões temáticas, conduzidas por líderes do setor em Mesas temáticas.

O encontro anual é promovido pelo projeto RN Solar e agora conta com a atuação estratégica da coordenação do Polo Sebrae de Energias Renováveis, que passa atuar para fortalecer essas fontes de energias limpas. Não é a toa, pois somente a energia solar fotovoltaica deve gerar um incremento em 2023 da ordem de 10 GW de geração, pelas estimativas da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), e atingir a capacidade instalada acumulada de 34 GW na fonte. O desempenho representaria um crescimento de 52% em relação a potência atual e o melhor ano da história do setor no País. Desse total, 21,6 GW serão provenientes de pequenos e médios sistemas de geração própria (geração distribuída), enquanto 12,4 GW estarão em grandes usinas solares (geração centralizada).