ASN RN
Compartilhe

Especialista detalha benefícios fiscais para empreendedores do RN

Em palestra ministrada a contadores, produtores e compradores de Mossoró, consultora do Sebrae RN, Patrícia Delgado apontou meios capazes de reduzir custos e elevar competitividade
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

“É fundamental que o empreendedor conheça os incentivos tributários disponíveis e saiba como utilizá-los para tornar seu negócio mais competitivo”. O alerta foi feito pela contadora e consultora do Sebrae RN Patrícia Delgado, em palestra realizada na noite de quarta-feira (24), na Agência Sebrae no Oeste, em Mossoró. Diante de empresários, produtores e contadores, a especialista detalhou os principais benefícios fiscais previstos na legislação estadual, como isenções, créditos presumidos e reduções de base de cálculo do ICMS.

O encontro, promovido pelo Sebrae RN, estimulou a compra de produtos locais, a fim de fortalecer a economia potiguar. Ainda conforme a especialista, o conhecimento e a correta aplicação dos mecanismos de benefícios fiscais podem representar economia e fortalecimento da atividade empresarial no Rio Grande do Norte.

“É importante que eu conheça o meu produto, saiba com o meu contador onde é que ele está encaixado, para que eu possa de fato gozar de todos os benefícios e oferecer ao meu cliente para poder me tornar mais competitivo no mercado. A maior parte dos benefícios está exposta na lei, não precisa nem solicitar. Então, é se apropriar desse conhecimento da legislação e conseguir adequar dentro dos seus negócios para conseguir excelentes benefícios”, detalhou.

Entre os benefícios apontados por Delgado, estão as isenções de ICMS para hortifrutigranjeiros, leite, queijo, camarão, produtos da agricultura familiar, energia solar e eólica, entre outros; créditos presumidos para setores como pesca, crustáceos, aves, cana-de-açúcar, castanha de caju, mel de abelha, além de bares e restaurantes; além de reduções de base de cálculo que beneficiam indústrias, confecções, transportes, insumos agropecuários, sal marinho e materiais de construção.

Planejamento tributário

Supervisor comercial da Rede Queiroz de Supermercados, Caio Dantas participou do encontro e elogiou a iniciativa que, segundo ele, resultou em conhecimento e oportunidades. “Essa é uma daquelas excelentes iniciativas que nos trazem coisas novas e despertam interesse, especialmente a parte sobre os incentivos fiscais foi muito interessante para nosso negócio. Tive alguns insights para ver com minha equipe de contabilidade, juntos, como é que podemos trazer isso para o nosso negócio”, enfatizou.

Presente ao encontro, o gerente da Agência Sebrae no Oeste, Paulo Miranda, destacou que a iniciativa objetiva ampliar o alcance das informações e beneficiar o maior número de possível de atores.“Ao reunir, em um único encontro, contadores, compradores e produtores para tratar de benefícios fiscais, estamos ampliando o acesso ao conhecimento sobre o tema e possibilitando que esses atores vislumbrem novas possibilidades, a partir das negociações com produtores locais, fortalecendo a economia do nosso estado”, pontuou.

Após Mossoró, a palestra “Benefícios fiscais para comprar dos pequenos negócios potiguares” foi apresentada na Agência Sebrae do Vale do Açu, em Assú.

  • Benefícios fiscais